Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Poemas



poesia, simbolismo, natureza, primavera, fac-símile, francês, 1926, AlcY Cheuiche, Livia petry, divina quimera, flores do mal, lírios, amor, noite, aurora, sonho, melancolia, eu lírico, eduardo guimarães, Charles Baudelaire, Bodeler, baudeler


Sinopse

Eduardo Guimaraens é um dos expoentes do Simbolismo no Brasil e este livro foi escrito em 1926, originalmente em francês. A obra, guardada e publicada pela família, foi traduzida pelos poetas Alcy Cheuiche e Livia Petry. A obra tem formato de moleskine, impressa com facsímiles da época. Colorido, o livro tem cantos arredondados.
O poeta deixou para a família muitos materiais, dentre eles uma pasta com folhas amareladas, escritas à mão, com essa seleção de poemas, em francês. A capa tem selo de cera carimbado com a marca da ex-libris desenhada pelo próprio Eduardo. As poemas foram traduzidas por dois poetas gaúchos, Alcy Cheuiche e Livia Petry. E na publicação as traduções constam ao lado de cada fac-símile do poeta. A fonte escolhida pela designer Clô Barcellos, foi a VT Typewriter, imitando letras de uma Remington, máquina de escrever dos anos 1920.

O Simbolismo nasceu na França e tem entre seus precursores e principais seguidores, poetas como Baudelaire, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud, entre outros. Este movimento caracteriza-se particularmente por dar á poesia o status de arte total: para os simbolistas a poesia deveria evocar a melodia da música, e também as cores das paletas dos pintores, os cheiros que inundam as cidades e os campos, a textura da pele das crianças, enfim, ser cinestésica e completa. E assim é com a edição de Poemas, de Eduardo Guimaraens.

Metadado adicionado por Libretos em 19/08/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/08/2020
Última alteração: 23/09/2020

Autores e Biografia

Guimaraens, Eduardo (Autor), Guimaraens, Maria Etelvina (Organizador)

Sumário

Sumário de poesias




NOTURNO
A OFERENDA
ACALANTO
O CÍRCULO ETERNO
RESIGNAÇÃO
O BOM SALTIMBANCO
O RAMO DE LÍRIOS
A CARTA DE AMOR
DÍSTICOS DE UMA NOITE
DE VERÃO
SORRISO!
A AURORA QUE NASCE
O DESEJO DA ALEGRIA
A SEDE INEXTINGUÍVEL
SERENATA DE INVERNO
UM LEQUE PARA TI
A ÚLTIMA CANÇÃO



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.