Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A força do tempo
histórias de um repórter fotográfico brasileiro



zero hora, fotojornalismo, imprensa brasileira, narrativa visual, história brasileira, trajetória profissional, pedro haase, clo barcellos, fumproarte, arte, história, sequestro, atentado, golpe, olimpíadas, copa do mundo, Revelação fotográfica, telefoto, negativos, slides, positivos, lentes, máquinas fotográficas


Sinopse

Este livro é uma edição Libretos/Quati Produções Culturais e recebeu financiamento do Fumproarte/SMC/PMPA.
Ricardo Chaves, conhecido como Kadão Chaves, é da época em que o fotojornalismo assumiu definitivamente sua condição de trazer em cada imagem informações que, de alguma forma, impactassem o leitor. Ele soube fazer isso com maestria e pontuou sua presença na imprensa brasileira com imagens que ajudam a contar a história recente do Brasil... Seguramente, neste livro, aprenderemos um pouco sobre o nosso país e teremos uma narrativa visual que relata e documenta a trajetória profissional impecável de Kadão, diz Rubens Fernandes Júnior, jornalista, curador e crítico de fotografia.
A narrativa reveladora de Kadão Chaves é acompanhada por mais de 400 fotos de momentos importantes da história brasileira, retratos de personalidades nacionais e internacionais, mescladas com fotos, chamadas “inúteis”, que fazem parte de seu acervo particular de experiências.
Fotos de celebridades, eventos esportivos mundiais, a cena política. Kadão virou o mundo com um laboratório nas costas. Do tempo dos negativos e da revelação imediata, nos banheiros dos hotéis, que transformava em laboratórios. Telex, envio de fotos por telefone, uma época em que a linguagem digital ainda não tinha tomado conta do planeta. Kadão nasceu na década de 1950. Começou a trabalhar aos 20 anos já como fotógrafo. Sua trajetória inclui Agência Focontexto, jornal Zero Hora, revistas nacionais, como Veja (em suas famosas páginas amarelas), Isto É, Quatro Rodas e jornais como Estadão entre outros. As cenas recentes da história brasileira passaram pelas lentes de Kadao: o sequestro de Universindo Dias e Lilian Celiberti, as Olimpíadas, Copas do Mundo, Collor de Mello, Figueiredo e celebridades em geral (o livro traz também 144 retratos de pessoas influentes, nacionais e internacionais, entre artistas, escritores, políticos e gente conhecida no mundo inteiro. O livro é escrito em primeira pessoa, em capítulos que mesclam cenas de bastidores com fatos da história brasileira e mundial. Kadão foi literalmente uma testemunha ocular.

Metadado adicionado por Libretos em 08/09/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/09/2020
Última alteração: 08/09/2020

Autores e Biografia

Chaves, Kadão (Autor), Cunha, Luiz Cláudio (Prefácio), Kadão, Ricardo Chaves (Fotografia)

Sumário

Prefácio
Kadão, um chato


Capítulo 1. A gênese
O futuro mecânico virou fotógrafo

Capítulo 2. A evolução
A fotografia levada a sério

Capítulo 3. O reconhecimento
O fotógrafo alça novos voos

Capítulo 4. A sabedoria
A experiência a favor da fotografia

Capítulo 5. O legado
A fotografia e a força do tempo

Capítulo 6. Os retratos
A alma na fotografia


Epílogo
A fotografia, os prazeres e a vida

Posfácio
O melhor fotojornalista do país

O Autor

Créditos



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.