Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Evas do Gramado
a história do Primavera Atlético Clube, o time de futebol feminino proibido no Governo Vargas



Futebol Feminino, Estado novo, governo vargas, futebol


Sinopse

Nicéa, Sally, Elza e Aída... Hoje desconhecidas, eram as principais jogadoras do Primavera Atlético Clube, clube suburbano que formou o maior time de futebol feminino do Rio de Janeiro no começo da década de 40. Uma história interrompida durante a ditadura de Getúlio Vargas, que proibiu a participação das mulheres no futebol — em uma lei que só seria revogada quase 40 anos depois!

O livro "Evas do Gramado", de Auriel de Almeida, reconta toda a trajetória do Primavera em formato de romance histórico: o surgimento, o apogeu e o fim de uma equipe que encantou o público esportivo carioca e brasileiro e terminou perseguida e fechada pela polícia.

O livro também aborda outras equipes femininas de sucesso da época, como o Sport Club Brasileiro, Cassino Realengo, Oposição e Independente, e revela a campanha de parte da imprensa para que o futebol feminino fosse banido pelo governo!

Metadado adicionado por Hanoi Editora em 21/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/03/2025
Última alteração: 21/03/2025

Autores e Biografia

Almeida, Auriel de (Autor) - Auriel de Almeida é museólogo, pesquisador e membro da RSSSF Brasil (Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation), organização dedicada à preservação e catalogação de estatísticas do futebol. Apaixonado por resgatar e celebrar histórias esquecidas do esporte, é autor de cinco livros, nos quais explora episódios marcantes e pouco conhecidos do futebol brasileiro e mundial.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.