Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Maria Altamira



Machismo/feminismo, a realidade de indígenas e sem-teto, conflitos sociais e econômicos, progresso versus preservação da natureza, América do Sul


Sinopse

Maria Altamira narra a emocionante trajetória de mãe e filha: ainda que as duas sigam caminhos distintos, ambas testemunham miséria, injustiças e devastação ambiental.

Em 1970, um terremoto provoca o soterramento da cidade de Yungay, no Peru. Uma das poucas sobreviventes é Alelí, jovem que perde os pais, os irmãos, o namorado e a filha. Em choque, parte sem rumo, percorrendo vários países da América do Sul. Numa das paradas, conhece Manuel Juruna, que se encanta com ela e a leva para a aldeia do Paquiçamba, na Volta Grande do Xingu, Pará. Alelí quase encontra a paz na nova vida: quando está prestes a dar à luz um filho de Manuel, ele é encontrado morto, vítima de um pistoleiro contratado por madeireiros da região. De novo assolada por uma tragédia, deixa a aldeia e chega à cidade de Altamira, onde é acolhida
pela enfermeira Chica. Convencida de que traz má sorte a quem ama, Alelí abandona a recém-nascida, que recebe o nome de Maria Altamira.

Anos depois, Maria Altamira acompanha com indignação as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, certa de que destruirá a vida de comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Xingu. Muda-se para São Paulo em busca de oportunidades e vai morar num prédio ocupado no centro da cidade, onde abraça a causa dos sem-teto. Em seu trabalho em um escritório de advocacia, consegue orientações para encontrar o assassino do pai.

O destino, por fim, unirá mãe e filha, mulheres fortes e tão marcadas pela destruição?

QUEM É MARIA JOSÉ SILVEIRA?
Maria José Silveira é escritora, editora e tradutora. Formada em Comunicação (Universidade de Brasília, UnB) e Antropologia (Universidad Mayor de San Marcos, Lima/Peru), é também mestre em Ciências Políticas pela USP. É goiana e mora há vários anos em São Paulo. Seu primeiro romance, A mãe da mãe de sua mãe e suas
filhas, publicado originalmente em 2002, recebeu o Prêmio Revelação da APCA e foi relançado em edição ampliada em 2019, depois de ser editado em vários países da Europa e nos EUA. Maria Altamira é seu sétimo romance.

POR QUE LER ESTE LIVRO?
• É uma história atual que traça um paralelo entre dois acidentes ambientais: um desastre natural, o terremoto nos Andes peruanos, em 1970, e o ocorrido na região de Altamira com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma intervenção do homem na natureza.
• Nas ilustrações que compõem a capa, os contornos da América ganham estampas inspiradas em grafismos de povos indígenas. E o papel kraft simboliza a terra que não precisa de donos, mas que desde o começo das civilizações é disputada e subjugada pelos homens.
• Maria José Silveira usa linguagem direta, como a de seus personagens, para narrar alternadamente – e com maestria – a história de Alelí, de Maria e da cidade de Altamira. As mulheres indígenas são as protagonistas do livro: enquanto Alelí alterna indiferença e agressividade para lidar com a vida que é obrigada a levar a partir dos 16 anos, Maria Altamira é a jovem determinada que luta para ter uma vida íntegra.
• É também autora de cerca de vinte livros infantojuvenis — muitos deles premiados e adotados —, participou de coletâneas e antologias e escreve
para teatro.

Metadado adicionado por EDITORA INSTANTE em 31/05/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788552994206 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 31/05/2021
Última alteração: 01/09/2023
Última alteração de preço: 01/09/2023

Autores e Biografia

Silveira, Maria José (Autor), Hofer, Renato (Ilustrador), Montoya, Rodrigo (Apresentação), Mindlin, Betty (Apresentação), Dalcastagnè, Regina (Apresentação), Rocha, João Cezar de Castro (Apresentação), Olivieri-Godet, Rita (Apresentação), Villas-Boas, Luciana (Apresentação), Yoshikawa, Fabiana (Capista)

Áreas do selo: HumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacional

Livros que abordam as questões humanas para leitores que questionam o mundo e a si mesmos. A Editora Instante quer atender às necessidades de um público exigente, de alma sensível, que questiona o mundo e a si mesmo. Nosso catálogo inclui obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade e reedições de grandes clássicos que fazem referência ao momento presente, proporcionando ao leitor entretenimento aliado à reflexão. Nossos livros tratam daquilo que chamamos instantes da vida (real ou fictícia), ou seja, questões humanas e experiências de vida relacionadas a assuntos que instigam a empatia, proporcionam insights e inspiram respostas que podem levar à transformação pessoal calcada na história de personagens profundos e que tenham vivido jornadas de superação. Tudo isso em linguagem acessível, sem ditar regras nem receitas. Romances, contos, crônicas, biografias, filosofia, autoconhecimento, ficção e não ficção – nossos livros têm como característica uma edição que prima pelo cuidado com a qualidade textual e gráfica, para condizer com a densidade das histórias e proporcionar ao leitor uma experiência completa.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.