Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Contando
uma história da humanidade e das vidas infinitas dos números



história dos números, história da matemática, números antigos, evolução da contagem, sistemas de numeração, arqueologia dos números, matemática histórica, numerais antigos, contar na antiguidade, contagem na pré-história, subitização, senso numérico, culturas matemáticas, linguagem matemática, civilizações antigas, contar com os dedos, ábaco, contagem oral, contagem simbólica, estimativa numérica, contagem nas Américas, contagem na África, contagem na Europa, contar no Oriente Médio, numerais indianos, numerais romanos, numerais egípcios, contagem com marcas, contar com ossos, contagem na Suméria, contagem maia, contagem egípcia, contagem indígena, contagem tradicional, simbolismo numérico, matemática e cultura, Benjamin Wardhaugh, contagem e religião, matemática e magia, contar com pedras, matemática na arte, história cultural dos números, contagem no cotidiano, história dos cálculos, cálculo ancestral, pré-história matemática, matemática universal, contagem e linguagem, contagem e poder, número e política, número e economia


Sinopse

O que significa contar? POR QUE OS SERES HUMANOS SÃO A ÚNICA ESPÉCIE NA TERRA QUE SABE FAZER CONTAS? ONDE SURGIU A CONTAGEM? Como o ato de contar transformou as sociedades ao longo do tempo?
E por que isso importa?

Começando pelas raízes da contagem no cérebro e corpo humano, e nos ambientes em que vivem, Wardhaugh nos guia em uma volta ao mundo através dos tempos explorando as diferentes vertentes da contagem que se desenvolveram ao longo de milênios. Conhecemos os fabricantes de colares de contas na antiga África do Sul, os inventores da escrita na primeira metrópole do mundo e a “cultura da contagem” na Atenas clássica. Descobrimos o ato de contar — e suas modificações — utilizado por estudiosos da Índia, camponeses da China e comerciantes da Papua-Nova Guiné, e aprendemos os diferentes esquemas numéricos de reis maias, governos norte-americanos e vlogueiras coreanas.

Entrelaçando essas histórias, Wardhaugh mostra como os povos deram forma à contagem e como isso transformou a cultura em uma rica tapeçaria que se estende por milhares de anos. Esta é a vasta história do esforço humano para encontrar alguma ordem em um mundo incontrolável, ou talvez para impor a um mundo relutante a ordem que os humanos encontram em si mesmos. É uma história tão ampla, profunda e emaranhada quanto a da própria humanidade.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 04/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788550826172 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 04/09/2025
Última alteração: 04/09/2025

Autores e Biografia

Wardhaugh, Benjamin (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.