Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Por que os impérios caem
Roma, América e o futuro do Ocidente



impérios, ocidente, história, Roma, América


Sinopse

Nos últimos três séculos, o Ocidente passou a dominar o planeta. Então, próximo ao início do novo milênio, a história sofreu uma reviravolta dramática. Diante da estagnação econômica e da divisão política interna, o Ocidente se viu em rápido declínio em comparação à periferia global que havia colonizado anteriormente. Não é a primeira vez que assistimos a esse tipo de ascensão e queda: o Império Romano seguiu um arco semelhante, do poder vertiginoso à desintegração.O historiador Peter Heather e o economista político John Rapley exploram os estranhos paralelos e as diferenças produtivas entre a Roma antiga e o Ocidente moderno, indo além das figuras de linguagem sobre os bárbaros invasores e da decadência civilizacional para descobrir novas lições. De 399 d.C. a 1999, eles argumentam que, por meio do desenvolvimento de ciclos de vida imperiais paralelos e subjacentes, ambos os impérios plantaram as sementes de sua própria destruição. Será que a era da dominação global ocidental de fato chegou ao fim? Heather e Rapley contemplam o que vem a seguir.

Trecho de Por que os Impérios Caem

À medida que a crise financeira de 2008 se transformou na grande estagnação, a participação do Ocidente na produção global diminuiu de 80% para 60%, e continua a cair, embora de forma mais lenta, desde então. Os salários reais caíram, o desemprego juvenil disparou e os serviços públicos foram desgastados, à medida que a dívida — pública e privada — aumentava drasticamente. Por que o equilíbrio do poder mundial oscilou de forma tão drástica contra o Ocidente? Será este um declínio que pode ser revertido, ou é uma evolução natural à qual o Ocidente faria melhor ao se adaptar?Essa não é a primeira vez que o mundo testemunha ascensão e queda tão dramáticas. A ascensão de Roma para o que era, em seus próprios termos, a dominação global, começou no século II a.C., e seu domínio durou quase quinhentos anos, antes de colapsar em meados do primeiro milênio da era cristã. Pode ter sido há mil e quinhentos anos, mas este livro afirma que a morte de Roma ainda tem lições importantes para o presente.
“Dois acadêmicos experientes se envolvem com lucidez em debates contemporâneos sobre o futuro do Ocidente e seus paralelos com o Império Romano. Esta é uma história comparativa bem elaborada.”— David Potter, autor de Disruption:Why Things Change

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 11/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788550824246 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 11/09/2024
Última alteração: 31/10/2024

Autores e Biografia

Heather, Peter (Autor) - PETER HEATHER é professor da Cátedra de História Medieval no King’s College, em Londres. Seus livros incluem The Fall of the Roman Empire, Empires and Barbarians, The Restoration of Rome, Rome Resurgent e Christendom: The Triumph of a Religion, AD 300–1300.; Rapley, John (Autor) - JOHN RAPLEY é economista político da Universidade de Cambridge e membro titular do Johannesburg Institute for Advanced Study. É autor de livros como Understanding Development, Globalization and Inequality e Twilight of the Money Gods: Economics as a Religion and How It All Went Wrong.; Costa, João (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.