Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Economia, guerra e pandemia
a era da desesperança



Covid-19, Economia Global, Guerra, Mundo, Política


Sinopse

AS GUERRAS SE SUCEDEM, ASSIM COMO AS PANDEMIAS.

Herdamos a ideia de progresso do desenvolvimento tecnológico dos últimos duzentos anos, mas chegamos ao desequilíbrio entre a economia e o planeta, incapaz de sustentar os atuais ritmos de expansão.
Durante a pandemia da covid-19, ao contrário das percepções iniciais, os países que fecharam suas economias tiveram melhor desempenho econômico, enquanto os países que as abriram tiveram pior desempenho e maior número de mortes.
A imprevisibilidade é maior do que a lógica, salvo a percepção de progresso desde a Revolução Industrial. As sociedades são instáveis interna e externamente. As democracias não cumprem o papel redistributivo de renda conforme pregavam as teorias originais.
O mundo se acirra em duas Guerras Mundiais. O sistema eleitoral depende do aumento do PIB para a reeleição dos governantes. Os PIBs aumentam em desproporção aos recursos naturais do planeta. O homem toma emprestado da terra no ano o que há de pagar no futuro.
A equação torna-se perversa, com o aquecimento global e a crise ecológica, que há de restringir ainda mais o acesso a bens e serviços, já escassos. Da crise ecológica, decorrem guerras e pandemias, na crescente deseconomia.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 09/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788550822860 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 09/10/2024
Última alteração: 06/01/2025
Última alteração de preço: 06/01/2025

Autores e Biografia

Guedes, Ricardo (Autor) - RICARDO GUEDES é Ph.D. em ciências políticas pela Universidade de Chicago, mestre em sociologia pelo IUPERJ e licenciado em física pela UFRJ. No setor privado, é CEO da Sensus Mercado e Opinião, há trinta anos no mercado nacional e internacional, e foi sócio do IBMEC. No setor público, foi diretor de Planejamento do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e analista de projetos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Na área acadêmica, foi professor de metodologia de pesquisa do mestrado em ciências políticas da UFMG e professor titular de metodologia de pesquisa da Universidade Candido Mendes. Foi membro do Conselho Consultivo da ACM (Associação Comercial de Minas Gerais), do Conselho Diretor e é membro do Comitê de Opinião Pública da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). Escreve coluna semanal no Blog do Noblat e na revista Isto É, com mais de duzentos artigos publicados na mídia.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.