Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Naira Pennacchi



Pintura, desenho, instalações, vídeos


Sinopse

O projeto do livro de Naira Pennacchi conta com a organização de Mario Gioia, curador independente e crítico de arte, além de textos críticos de Ana Avelar, professora da UnB (Universidade de Brasília) e curadora, e Bianca Coutinho Dias, psicanalista e crítica de arte. Um texto maior discorre sobre a produção completa da artista, nascida em Jacutinga (MG) e radicada entre Ribeirão Preto (SP) e Lisboa. Avelar, uma das grandes especialistas do abstrato no país, observa a obra da artista nos limites da abstração e figuração, colocando-o no contexto da produção de mulheres nesse estilo dentro e fora do Brasil. Já Dias analisa a obra de Pennacchi sob um viés próximo ao da psicanálise.
A produção visual de Pennacchi se pauta predominantemente pela pintura, mas ela assina trabalhos em vídeo, tridimensional, desenho, fotografia e obra sonora, entre outros suportes. O foco da artista explora os limites entre urbano e rural, materialidades distintas e se pauta com vigor pela experimentação. Por isso, Pennacchi tanto expõe as obras em eventos mais mercadológicos, como feiras de arte, e programas de âmbito institucional, como os editais promovidos por museus públicos em variadas regiões do Brasil.
Na realização do livro, estão presentes a editora Cristina Fino, a designer Luciana Facchini e a produtora gráfica Lilia Goes, todas com sólida experiência na edição de livros de arte.

Metadado adicionado por Editora WMF Martins Fontes em 26/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/03/2025
Última alteração: 31/03/2025

Autores e Biografia

Pennacchi, Naira (Autor) - Vive em [Lives in] Lisboa [Lisbon] (Portugal) É artista visual desde 2017 e tem a pintura como produção predominante, mas trabalha também com outras linguagens, como o vídeo, o objeto, a instalação, o desenho e a obra sonora. Projetos de sua autoria foram contemplados em editais públicos como os do Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (2022), do Museu de Arte de Blumenau (2021), do 18° Programa de Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP, 2021) e da Mostra Museu (2021), entre outros. No ano de 2019, participou de residência no Centro de Arte Contemporânea W (CAC-W), em Ribeirão Preto, SP. ; Gioia, Mario (Organizador) - Vive em (Lives in) São Paulo, SP Curador independente e critico de arte, é gradua-do pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi crítico convidado de 2013 a 2015 do Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em 2015, no CCSP, fez a curadoria de Ter lugar para ser, coletiva sobre as relações entre arquitetura e artes visuais. Em 2011, passou a integrar o grupo de criticos do Paço das Artes, instituição na qual fez o acompanhamento crítico de Exercícios cosmopolíticos (2023), de Gustavo Torrezan, Luz vermelha (2015), de Fabio Flaks, Black Market (2012), de Paulo Almeida, e A riscar (2011), de Daniela Seixas, além de Ateliê Fidalga no Paço das Artes (2010). Em 2019, iniciou o projeto Perímetros no Adelina Instituto, em São Paulo, com artistas ainda sem mostras individuais na cidade. Em 2016, a mostra Topofilias, com sua curadoria, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em Porto Alegre, foi contemplada com o 10º Prêmio Açorianos, categoria desenho. Na feira ArtLima 2017 (Peru), assinou a curadoria da seção especial CAP Brasil, intitulada Sul-Sur, e fez o texto crítico de Territórios forjados (Sketch Galeria, 2016), em Bogotá (Colômbia). Em 2018, assinou a seção curatorial dedicada ao Brasil na feira Pinta (Miami, EUA) e a curadoria de Esquinas que me atravessam, de Rodrigo Sassi (CCBB-SP). Já fez a curadoria de mostras em cidades como Brasília (Decifrações, Espaço Ecco, 2014), Porto Alegre (Fulgor na noite, Galeria Mamute, 2022), Rio de Janeiro (Histórias naturais, Caixa Cultural, 2014) e Salvador (Fragmentos de um discurso pictórico, Roberto Alban Galeria, 2017), entre outras. É colaborador de periódicos como Arte al Día.; Duarte, Alessandra (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.