Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Partindo o pão
vida intelectual negra insurgente



vida intelectual negra, negro, negros, afro-estadunidense, engajamento político, raça, gênero


Sinopse

“Trata-se de uma referência fundamental para quem deseja compreender as tensões, os desafios e as potencialidades do pensamento crítico negro nos Estados Unidos, e também de instrumento analítico interessante para refletir o caso brasileiro. O livro não apenas examina a condição do intelectual negro no início dos anos 1990, mas também oferece reflexões que se mantêm urgentes, como a necessidade de um engajamento político consistente, o uso de uma linguagem acessível que dialogue com as comunidades periféricas e a intersecção entre teorias de raça, classe, gênero e espiritualidade.
Partindo o pão é texto teórico de alto nível e um chamado ao engajamento, à autocrítica e à colaboração entre academia e movimentos sociais.” Márcia Lima

Metadado adicionado por Editora WMF Martins Fontes em 07/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788546906123 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9788546904587 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9788546906826 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 07/03/2025
Última alteração: 17/03/2025

Autores e Biografia

West, Cornel (Autor) - Cornel West (1953) nasceu em Tulsa (OK), nos Estados Unidos. Ph.D. em filosofia na Universidade de Princeton, West é um proeminente e provocativo intelectual democrático. É professor de filosofia e prática cristã no Union Theological Seminary e professor emérito na Universidade de Princeton. Escreveu mais de vinte livros, incluindo Questão de raça, Democracy Matters [A democracia importa], Brother West: Living and Loving Out Loud [Irmão West: vivendo e amando sem reservas], Black Prophetic Fire [Fogo profético negro] e Radical King [Rei radical].; hooks, bell (Autor) - bell hooks (1952-2001) nasceu em Hopkinsville (KY), nos Estados Unidos. Foi uma educadora, escritora, crítica cultural e ativista que denunciou as desigualdades de raça, gênero e classe, além de trazer em seus escritos questões como amor e espiritualidade. Autora de diversos artigos e livros, dentre os quais Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade, Funk sem cortes e Irmãs do inhame, publicados pela WMF Martins Fontes, hooks tornou-se uma das vozes mais relevantes em temas como pedagogia crítica, feminismo negro, práticas antirracistas, emancipação intelectual e justiça social.; Floresta (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.