Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil
com escritos sobre a Argentina, Inglaterra, País de Gales e Portugal



Sindicalismo, Associativismo, Educação, História da Educação, Representação Sindical


Sinopse

O presente livro reúne artigos de pesquisadores que se articulam em torno da Rede Aste, no esforço conjunto de situar e compreender a organização dos trabalhadores como uma das forças motrizes no desenvolvimento e na configuração das políticas educacionais, no mundo do capital contemporâneo em permanente transformação, permeado por processos de rupturas sociais, políticas e econômicas. São trabalhos de pesquisas realizados por múltiplos enfoques teóricos e metodológicos, históricos e conceituais, formativos e curriculares, de gênero e categorias sociais, nos quais abordam os movimentos dos trabalhadores da educação realizados em vários países, em diferentes lutas de resistência e pautas propositivas, no intuito de semear as condições necessárias para a superação das contradições e a intensa mercantilização que envolvem a educação do nosso tempo.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 12/06/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/06/2019
Última alteração: 22/01/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Bauer, Carlos (Organizador), Freitas, Viviane (Organizador), Lança, Hélida (Organizador), Paiva, Luis Roberto Beserra de (Organizador), Oliveira, Maria Crisneilandia Bandeira de (Organizador), Pereira Filho, Sebastião Carlos (Organizador), Moraes, Carin Sanches de (Organizador)

Sumário

1. Trabajo docente y estrategias de organización sindical en la Argentina del siglo XXI; 2. Movimento sindical de professores no Brasil e na Grã-Bretanha (Inglaterra e Gales): primeiras aproximações de um estudo comparado; 3. Os estatutos dos sindicatos no Brasil e Argentina: uma aproximação a partir de 3 casos; 4. Nota histórica sobre as origens e a consolidação política do Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (1984 a 1990); 5. Construindo a luta: a Associação dos Servidores da Universidade de São Paulo no contexto dos anos 1970; 6. Educação superior e “mobilização” docente em Portugal; 7. Os sindicatos como mobilizadores dos trabalhadores para a educação de jovens e adultos; 8. Concepção, metodologia e participação no Programa de Formação Sindical do Sinpro-DF; 9. A participação empresarial no sistema de ensino paulista: gerencialismo e responsabilização no trabalho dos diretores de escola; 10. Gerencialismo e educação superior: entre o sofrimento psíquico e a fragmentação do coletivo docente; 11. O associativismo e o sindicalismo dos trabalhadores da educação como objeto dos estudos históricos educacionais; 12. Saúde: da luta por direito à aceitação como mercadoria! Análise das decisões congressuais da Apeoesp!; 13. A luta contra as políticas de fechamento das escolas do campo no Estado do Espírito Santo (ES); 14. Condições de trabalho e adoecimento do diretor escolar que atua na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.