Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Políticas públicas de qualificação profissional e EJA
dilemas e perspectivas II



POLÍTICAS PÚBLICAS, QUALIFICAÇAÕ PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Sinopse

"Nestes tempos corrosivos, de vingança do capital contra o trabalho, de regresso sócio econômico do Brasil, a relação Casa Grande & Senzala, a existência e a continuidade de projetos como o que deram origem a esse trabalho se colocam na trincheira da resistência, do enfrentamento, e da produção de políticas públicas para jovens trabalhadores/as. Temos um produto acadêmico que também é manifesto político que afirma a emancipação ao unir trajetórias vividas, no processo de luta contra a precarização e a violência do cotidiano das relações num país de capitalismo tardio, periférico, subordinado e dependente, com profundas heranças coloniais escravocratas. Temos mais inspiração e apoio para nos insurgir contra governos que têm a agenda para destruir a Constituição de 1988. Governantes que tentam impor um Estado de exceção, restringir e tutelar a democracia, e criminalizar aos movimentos sociais, sindicatos e organizações políticas que defendem a democracia e o Estado de direito. São muitas aprendizagens, de negações da Ideologia do Capital Humano, da Pedagogia das Competências e de adestramento para o capital, na batalha pela promoção do saber produzido no fazer do trabalho e da vida." - Helder Molina, professor na UERJ

Metadado adicionado por Paco Editorial em 13/05/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/05/2019
Última alteração: 22/01/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Neves, Bruno Miranda (Organizador), Frigotto, Gaudêncio (Organizador), Silva, Livaldo Teixeira da (Organizador), Nazar, Terezinha Regina Nogueira (Organizador), Reis, Marcela Cristina Moraes (Organizador)

Sumário

1. Aproximações necessárias da pedagogia histórico-crítica para a educação escolar; 2. Matrizes de nossos saberes e fazeres: legado freiriano; 3. Os desafios de ser jovem no Brasil; 4. Práticas pedagógicas da educação profissional e tecnológica brasileira na contemporaneidade; 5. Tecnologia digital: desafios encontrados por jovens e adultos na inserção no mundo do trabalho; 6. Golpeando o acesso, a permanência e a diversidade: impactos do governo ilegítimo sobre o Programa de Assistência Estudantil; 7. Condição da jovem mulher, estudante, no mercado de trabalho – entre 2006 e 2013: uma luta simbólica; 8. A integração da educação profissional técnica de nível médio com o ensino médio; 9. A educação a distância na era digital: gestão educacional, inovações e perspectivas; 10. A Avaliação Nacional da Qualidade Percebida dos cursos de capacitação do Senac; 11. Políticas públicas na qualificação profissional à distância; 12. Lei Nacional da Aprendizagem: uma análise para além da crítica; 13. Pronatec: oferta de cursos FICs no primeiro governo Dilma Rousseff 2011-2014; 14. A reivindicação do direito à educação no Brasil dentro do debate da atualidade da EJA; 15. O que eu vou ser quando crescer?; 16. A orientação profissional direcionada aos adolescentes e jovens de classe trabalhadora; 17. O fim da obrigatoriedade do estágio curricular na rede Faetec – RJ; 18. Estudo e trabalho: a difícil conciliação enfrentada por alunos da EJA.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.