Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Ensino de história e currículo
Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, formação de professores e prática de ensino



Ensino de História, Currículo, BNCC


Sinopse

Caro leitor, antes de percorrer as páginas deste livro, procure realizar um breve exercício de rememoração focalizando suas aulas de História na Educação Básica, os materiais didáticos que você utilizou, os conteúdos abordados, os distintos professores que acompanharam seus estudos. Ao rememorarmos nossas experiências escolares, muitas vezes ressignificamos as relações que construímos com os conhecimentos das disciplinas, avaliando genericamente a qualidade de professores e livros didáticos, a importância ou a irrelevância dos temas selecionados. A partir de tais perspectivas de rememoração, é incomum pensarmos na historicidade das instituições e das disciplinas escolares, nos modelos idealizados de atuação docente, nos embates relativos aos currículos e aos métodos de ensino.
Entre práticas de memória e esquecimento, voluntárias ou involuntárias, a disciplina escolar História se consolidou na educação nacional como um espaço de disputas. Esta coletânea de textos, organizada pelos professores Mairon Escorsi Valério e Halferd Carlos Ribeiro Júnior, apresenta contribuições relevantes em mais um período de intensas discussões no campo educacional.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 12/07/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/07/2017
Última alteração: 22/01/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Ribeiro Júnior, Halferd Carlos (Organizador), Valério, Mairon Escorsi (Organizador)

Sumário

1. Ensino de história e base nacional comum curricular: desafios, incertezas e possibilidades; 2. Ensino de história e passado prático: notas sobre a BNCC; 3. Paradoxos entre políticas e a construção do coletivo: currículo e a história ensinada; 4. O ensino de história na BNCC: pluralismo de idéias ou guerra de narrativas?; 5. O labirinto das identidades no Brasil: currículo(s) de história para os anos iniciais do ensino fundamental; 6. “Eu acuso”, “eu compreendo” – uma nota de contribuição ao debate sobre liberdade, imparcialidade e “neutralidade” em sala de aula; 7. Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado: reflexões sobre a universidade federal da fronteira sul e a universidade do minho; 8. A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do ensino básico; 9. O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3º ano do ensino básico; 10. Produção do saber histórico escolar no ensino multisseriado: relato de experiência docente do estágio curricular supervisionado da graduação em história da UFFS/Erechim; 11. Estágio supervisionado: o final de uma tríade... 12. O ensino da história através de objetos cotidianos; 13. Desmistificando o tabu do totem: reflexões teórico-metodológicas para o ensino religioso a partir de uma abordagem histórica; 14. Na oficina do livro didático: aspectos para a discussão de um documento relevante para as análises de ensino de história.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.