Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Flexões de gênero
História, sensibilidades e narrativas



História, Estudos de Gênero, Metodologia da História


Sinopse

Nesse momento, em que vemos uma onda conservadora se espalhar pelo país, tendo como um de seus alvos de ataque o que chamam de “ideologia de gênero”, este livro, que o leitor tem em mãos, torna-se um importante acontecimento. Tal onda deixa claro o quanto essa abordagem das questões envolvendo as relações afetivas, sexuais e familiares tem conseguido impactar a cultura e a sociedade brasileiras, ameaçando a reprodução das concepções e relações ditas tradicionais, bem como a reprodução do machismo, da misoginia, do patriarcalismo, da homofobia e da transfobia.
Reunindo exclusivamente trabalhos de historiadores e historiadoras, de diversas universidades e estados brasileiros, ressaltando-se o vigor desse campo de estudos no interior da historiografia brasileira, esse livro chega em muito boa hora, nessa hora decisiva em que os estudos de gênero e a abordagem das relações sociais e sexuais, a partir dessa categoria, sofrem um ataque brutal dos grupos mais conservadores da sociedade brasileira, expressando-se numa intolerância crescente em relação ao tratamento, notadamente no interior das escolas, das questões colocadas e tratadas por esses estudos.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 07/07/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/07/2017
Última alteração: 22/01/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Maior, Paulo Souto (Organizador), Leite, Juçara Luzia (Organizador)

Sumário

Capítulo 1. O feminismo da primeira metade do século XX nas páginas da revista mato-grossense A Violeta; Capítulo 2. “Espelho, espelho meu”: corpo e gênero em Deu a louca na Branca de Neve; Capítulo 3. Memórias “gendradas” nas narrativas de mulheres do Cone Sul; Capítulo 4. “O fenômeno Roberta Close” e a “confusão” do gênero em Fortaleza, Ceará (1980); Capítulo 5. As pedagogias de gêneros como arte e ação de idealizar a mulher honrada; Capítulo 6. Sobre aqueles que (não) sabiam assobiar; Capítulo 7. “Quero uma esposa que só dependa de mim”: representações sobre o corpo feminino; Capítulo 8. Rosas que falam: relatos de idosas e a relação história, saúde e gênero; Capítulo 9. “Mas minha vida não é literatura, não é folhetim [...]”: Cassandra Rios a título de uma breve apresentação; Capítulo 10. Masculinidade: interesse e violência; Capítulo 11. Gênero e história das mulheres na escrita da história escolar; Capítulo 12. O jornal Nós Por Exemplo, os homossexuais e a era da Aids: apontamentos introdutórios; Capítulo 13. Feminismos, História das Mulheres e Gênero – discutindo posições; Capítulo 14. Estilísticas de gênero no corpo escolar: midiatização e culturas jovens; Capítulo 15. Nova História Cultural: possibilidades fecundas de produção historiográfica. Ou, algumas reflexões sobre os estudos de gênero e sexualidade.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.