Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Memória, identidades e políticas públicas de cultura



Cultura, Memória, Identidade, Políticas Públicas, Administração Pública, Patrimônio


Sinopse

Este livro reúne textos que indicam como os estudos sobre a temática das Políticas Públicas de Cultura vêm se aprofundando em diversas áreas. Os debates engendram massa crítica e geram avanços no campo do conhecimento científico. A primeira parte, “Políticas Pública de Cultura: Patrimônio e Rede”, apresenta os resultados de recentes pesquisas sobre estratégias de gestão, redes de cooperação e referências culturais. Na segunda parte o leitor tomará contato com questões importantes tais como: o “esquecimento” como fruto das tensões entre as memórias conflitantes; os usos da memória pelos detentores do poder sobre os meios de comunicação. São observadas as ressignificações e a constituição de novas narrativas, que deram suporte para a consolidação de uma história oficial que excluiu, durante muito tempo, o indígena, o velho, o cabano, os quilombolas, aqui apresentados em diferentes artigos. As festas como lugares de memória e de protagonismo são temas da terceira parte.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 03/09/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/09/2019
Última alteração: 22/01/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Rosa, Lilian Rodrigues De Oliveira (Organizador), Ricci, Magda Maria de Oliveira (Organizador), Molina, Sandra Rita (Organizador)

Sumário

Parte I – Políticas Públicas de Cultura: patrimônio e Rede; Capítulo 1: Os primeiros passos das políticas públicas de patrimônio cultural do Brasil; Capítulo 2: As redes de cooperação em cultura e a busca pela horizontalidade: uma questão de política pública observada no coletivo Fora do Eixo; Capítulo 3: Patrimônio imaterial e referências culturais em Ribeirão Preto: história, teoria e resultados finais de trabalho de pesquisa de campo; Capítulo 4: Memória urbana da arquitetura comercial em Florianópolis; Parte II – Memórias e Identidades; Capítulo 5: História, memória e patrimônio revolucionário: a reconstrução da cidade de Belém do Pará depois da Revolução Cabana – Amazônia brasileira – 1840-1860; Capítulo 6: A ressignificação do inimigo: O medo dos mineiros nas memórias da revolução de 1932; Capítulo 7: Os quilombos da memória: reconhecimento da identidade coletiva; Capítulo 8: Formação multicultural: influências na formação e manutenção de culturas híbridas; Parte III – Festas Como Memória: Permanência e Transgressão; Capítulo 9: Memória do operariado amazonense: a festa como expressão da luta operária, transgressão e carnavalização; Capítulo 10: A festa religiosa como permanência: um estudo de caso em Ribeirão Preto (Brasil).



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.