Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Pedagogia dos sistemas dinâmicos abertos e adaptativos (PSDAAP)
uma relação entre: educação, teoria dos sistemas, complexidade e cognição



Educação


Sinopse

Para pensar, refletir e quem sabe transformar! Vivemos um momento no tempo histórico humano em que descobrir caminhos torna-se imprescindível para prosseguirmos como espécie na face do planeta.
Nossa sociedade está repleta de informações, mas será que isso é um fator favorável para gerar conhecimento, facilitando nossa permanência, ou um fator que pode causar a nossa própria destruição nesse processo? Como a Escola, estrutura importante nas relações sociais, modelada por suas pedagogias, poderia contribuir nessas relações, hoje fomentadas pelas mídias instantâneas, com “verdades” muitas vezes oriundas de grandes falácias? Como a nossa sociedade nos torna o que somos dentro daquilo que poderíamos ser? Será que socialmente, como sujeitos, poderíamos ser de alguma forma diferentes do que nos tornamos? O que seria necessário para isso ocorrer, ou seja, ser um ser humano mais humano? Essa é a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear que proponho na terceira parte desta obra. Talvez algumas dessas questões estejam diretamente relacionadas à construção de uma nova Pedagogia, desta feita com relações estreitas com as ciências, que estão alcançando espaços e abrindo campos de pesquisa em várias áreas. Será que poderíamos construir uma nova Pedagogia, agora focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação, e fazer tudo se fundir com a cognição? Como poderíamos ampliar nossas práticas pedagógicas dentro desse novo paradigma das ciências pós-modernas?

Este livro é uma coletânea de vários textos escritos em momentos distintos da minha vida. Está separado em três momentos: primeiro faz uma abordagem, apenas como referência, do caminho que a Escola tomou historicamente; em seguida, reflete sobre onde estamos e para onde podemos ir; e, por fim, discorre sobre a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear, ou seja, como nos tornamos o que somos. Os textos fazem parte das minhas vivências e também da minha carreira na área da Educação nas secretarias do estado e também do munícipio de São Paulo. Foram motivados, não poderia ser de outra forma, pela minha experiência como professor, principalmente da disciplina de Ciências para o ensino fundamental, e também como diretor de escola, cargos que exerci concomitantemente até a aposentadoria. A condição de ser professor e ao mesmo tempo diretor de escola me deu a oportunidade de viver dois lados da Educação e ver tanto possibilidades como dificuldades no fazer Educação e pensar em uma pedagogia focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação e Cognição, temas que sempre foram presentes nas minhas leituras e debates. Claro, aprendi muito com meus alunos e alunas e com minhas vivências nas relações intraescolares, o que deu origem aos textos que compõem esta obra.

Metadado adicionado por Scortecci Editora em 10/12/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/12/2019
Última alteração: 10/12/2019

Autores e Biografia

Morelo Júnior, Irineu (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.