Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Meu depoimento sobre o Esquadrão da Morte



ESQUADRÃO DA MORTE, PROBLEMAS SOCIAIS


Sinopse

Os "esquadrões" da morte não são um fenômeno isolado. Eles são, sob um modelo ou outro, uma constante em nossa história. No Brasil Colonial, sob a forma de expedições dos capitães-do-mato para captura dos índios que fugiam da escravidão e, mais recentemente, sob a forma das ações de "vigilância e captura", que consistiam em verdadeiras expedições na busca de delinquentes foragidos.

Os esquadrões da morte aqui analisados pretendiam mostrar à população a eficiência policial no combate ao crime, matando marginais suspeitos ou, o que era mais fácil, retirando-os da prisão e eliminando-os nos bairros da periferia.

No livro Meu depoimento sobre o esquadrão da morte, Hélio Bicudo narra apenas um episódio da luta contra a violência institucional. A obra, que já teve nove edições e foi traduzida para o francês, o espanhol, o italiano e o alemão, mostra como a violência policial exacerbada sob o pretexto de restabelecer a lei e a ordem se constitui na antessala dos regimes autoritários.

Esta reedição é uma contribuição para reflexão mais profunda sobre o que seja a violência policial impune e sobre o que possa vir depois dela.

Metadado adicionado por Martins Fontes - selo Martins em 23/10/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/10/2019
Última alteração: 25/02/2025
Última alteração de preço: 25/02/2025

Autores e Biografia

Bicudo, Hélio Pereira (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.