Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Ensaio sobre a dádiva
Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas



Antropologia clássica, Sociologia, Dádiva e Dom, Troca social, Reciprocidade, Fato social total, Relações humanas, Antropologia estrutural, Ciências sociais, Claude Lévi-Strauss, Cultura e sociedade, História da antropologia, Economia da dádiva, Troca simbólica, Obrigações sociais, Presentes e rituais, Laços comunitários, Contratos sociais primitivos, Trocas arcaicas, Dádiva e poder, Antropologia social, Etnologia, Sociologia da cultura, Filosofia social, História das ideias, Estudos culturais, Antropologia econômica, Teoria social, Sociologia clássica, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Bronislaw Malinowski, Franz Boas, Sigmund Freud, Pierre Bourdieu, Marcel Granet, Solidariedade, Comunidade, Ritual e religião, Economia moral, Poder e dominação, Antropologia do simbólico, Vínculos sociais, Antropologia da reciprocidade, Tradições culturais, Cooperação social, Estudos de consumo, Economia solidária, Trocas culturais, Construção do comum, Antropologia aplicada, Redes sociais e dádiva simbólica


Sinopse

Ensaio sobre a dádiva é uma obra fundamental da antropologia, na qual Marcel Mauss revela o dom como um “fato social total”, abrangendo dimensões religiosas, jurídicas, econômicas e morais. Neste ensaio, considerado “revolucionário” por Claude Lévi-Strauss, Mauss demonstra como a troca de presentes, mais do que um simples gesto, estabelece laços sociais, obrigações e significados profundos. Ao explorar os mecanismos do dar, receber e retribuir, esta obra clássica nos convida a refletir sobre os fundamentos da reciprocidade e os alicerces das relações humanas.

Metadado adicionado por Editora Vozes em 23/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/09/2025
Última alteração: 01/10/2025

Autores e Biografia

Mauss, Marcel (Autor) - Marcel Mauss (1872-1950) foi um dos fundadores da antropologia social e um sociólogo francês, conhecido como o “pai da etnologia francesa”. Sobrinho de Émile Durkheim, Mauss desempenhou um papel fundamental na revista L’Année sociologique, tornando-se o pilar da publicação após a morte de Durkheim em 1917. Sua obra atravessa as fronteiras da sociologia e da antropologia, com uma influência duradoura em diversas áreas das ciências sociais, como psicologia, história da tecnologia e arqueologia. Ele é mais lembrado por suas análises sobre magia, sacrifício e troca de dons em diferentes culturas. Seu pensamento moldou significativamente a antropologia estrutural, influenciando figuras como Claude Lévi-Strauss.; Souza, Caesar (Tradutor)

Sumário

Sumário
Sobre esta edição, 7
Introdução, 9
1 As dádivas trocadas e a obrigação de retribuí-las (Polinésia), 17
I – Prestação total, bens uterinos por bens masculinos (Samoa), 17
II – O espírito da coisa dada (Maori), 20
III – Outros temas: a obrigação de dar, a obrigação de receber, 23
IV – Observação: o presente dado aos homens e o presente dado aos deuses, 25
Outra observação – a esmola, 30
2 Extensão desse sistema – Liberalidade, honra, moeda, 33
I – Regras da generosidade. Andamaneses, 33
II – Princípios, razões e intensidade das trocas de dádivas (Melanésia), 35
III – Noroeste americano, 53
3 Sobrevivências desses princípios nos direitos antigos e nas economias antigas, 83
I – Direito pessoal e direito real (Direito romano muito antigo), 84
II – Direito hindu clássico, 94
III – Direito germânico (a caução e a dádiva), 103
4 Conclusão, 111
I – Conclusões de moral, 111
II – Conclusões de sociologia econômica e de economia política, 117
III – Conclusão de sociologia geral e de moral, 124
Bibliografia, 131



Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Empreendedora, comprometida com a cultura e a evangelização. É assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. A partir de sua sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde também situa-se seu moderno parque gráfico, publica livros e revistas que chegam a todo o Brasil através de seus 13 centros de distribuição e de sua rede de livrarias. Somos uma empresa comprometida com a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a sustentabilidade e trabalhamos pelo encantamento do cliente. Lançamos em média 15 novos títulos por mês, consolidando com isso nossa liderança em várias áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 3.000 títulos em catálogo, divididos nas categorias: religioso e CTP (Científico Técnico Profissional), além dos selos editoriais: Vozes Nobilis (que em 2016 completou 10 anos), Vozes de Bolso e Vozes de Bolso - Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.