Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Bença, Seu Chico
Benzeções da tradição popular mineira



tradição popular, benzedor, Autobenzeção, Benzeções, Benzedeiras, Benzimento, Curas naturais, Tradições orais, Sabedoria popular, Cultura mineira, Espiritualidade brasileira, Folclore religioso, Espiritualidade popular, Oração de proteção, Oração de cura, Rezas antigas, Santos populares, Rituais de cura, Curas com ervas, Simpatias, Rituais caseiros, Oração para saúde, Benzeção contra mau-olhado, Rezas para doenças, Sabedoria dos mais velhos, Tradições de família, Livro sobre benzeções


Sinopse

Em 2020, me “caiu do céu” o caderno de benzeções do Seu Chico do Álvaro e me encantei com a história desse benzedor que controlava fogo no pasto, vento e tempestade. Que abria as portas da casa, a qualquer hora, para os aflitos. Que usava a força da palavra para “ao bem soar”. Com o aval da família, decifrei e organizei as benzeções em temas: Doenças, danos e dores – Invocações e graças – Proteção – Para a casa – Clima, criação e plantação – Devoções. Neste livro, ainda conto a história do Seu Chico, de como ele benzia, e falo das várias formas de benzer incluindo a autobenzeção.

Metadado adicionado por Editora Vozes em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 09/04/2025

Autores e Biografia

Magalhães, Francisco Gonçalves de (Autor) - SEU CHICO DO ÁLVARO (1920-2008), ou Francisco Gonçalves de Magalhães, foi um respeitado benzedor na cidade de Ipanema, leste de Minas Gerais. Apesar de ter estudado apenas até o Ensino Fundamental, Seu Chico se destacou pela sabedoria e sensibilidade com que tratava os dramas da existência humana. Herdando o dom da bênção de seu pai, ele se tornou uma figura querida e reverenciada em sua comunidade, onde diariamente recebia pessoas em busca de cura para os mais diversos males. Sua influência e seu carisma eram tão grandes que, em seu sepultamento, uma multidão se reuniu para prestar a última homenagem a esse homem simples, mas de grande alma, cuja presença continua viva na memória dos ipanemenses.; Solano, Carlos (Organizador) - CARLOS SOLANO nasceu em Bela Vista (MS) e foi criado em Belo Horizonte (MG). É arquiteto e escritor. Ama a cultura popular dos nossos avós e pesquisa nela as receitas de cuidados com a casa e a vida, incluindo as benzeções. Publicou oito livros e foi colunista da revista Bons fluidos (Ed. Abril) por 10 anos. Coordenou a campanha “Vamos plantar um milhão de árvores”, que atingiu a meta.

Sumário

Sumário
Para iniciar a prosa 11
Parte I – Bença, Seu Chico 13
Introdução – Meu pai 15
1 Que lembranças boas 17
2 Curiosidade… ele benzia como? 27
3 Existem outras formas de benzer? 31
4 Autobenzeção 33
Parte II – Orações e Benzenções 35
1 Doenças, danos e dores 37
2 Invocações e graças 47
3 Proteção 53
4 Para a casa 59
5 Clima, criação e plantação 65
6 Devoções de Seu Chico 69
Parte III – A partida de Seu Chico 73
Parte IV – Final 75



Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Empreendedora, comprometida com a cultura e a evangelização. É assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. A partir de sua sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde também situa-se seu moderno parque gráfico, publica livros e revistas que chegam a todo o Brasil através de seus 13 centros de distribuição e de sua rede de livrarias. Somos uma empresa comprometida com a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a sustentabilidade e trabalhamos pelo encantamento do cliente. Lançamos em média 15 novos títulos por mês, consolidando com isso nossa liderança em várias áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 3.000 títulos em catálogo, divididos nas categorias: religioso e CTP (Científico Técnico Profissional), além dos selos editoriais: Vozes Nobilis (que em 2016 completou 10 anos), Vozes de Bolso e Vozes de Bolso - Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.