Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Helena
o eterno feminino



deusa-heroína-mulher, mulher grega, Helena, deusa minoica, mito de Helena, o mito do rapto de Helena, Heládico Antigo, Mulher grega, laboratório eugênico, Hélade, Ilha dos Bem-aventurados, Encontro com a mulher grega, A mulher espartana, Nêmesis dos deuses, A heroína homérica, A outra Helena, rainha de Esparta, literatura grega, helênica, deusa Helena


Sinopse

É mais uma das surpresas do helenista e latinista de alto coturno, Prof. Junito de Souza Brandão. A sequência da pesquisa do autor é ampla e rica. Partindo do Heládico Antigo (2600-1950 a.C.) e, após “um primeiro encontro com a mulher grega”, aliás doloroso para todos nós, seguido (imagine-se!) de “a mulher desce mais um degrau”, passando pelo casamento (do homem!), pela exposição de filhos e até pelo aborto, chega-se “ao amor se busca na rua” (sempre pelo homem) e à mulher espartana, que é chamada com muita propriedade de “laboratório eugênico”. Depois de tanta repressão, surge a figura de Helena. De braços com a heroína, Junito de Souza Brandão passeia pelos poemas homéricos, Hesíodo, trágicos, cômicos, retores e desemboca no sarcástico Luciano de Samósata. Isto para falar da Hélade, porque, não satisfeito, o mestre nos mostra a sofrida figura da esposa de Menelau ressuscitada pelos autores ocidentais, de Goethe até Seféris et alii... Aliás, empreguei mal o particípio: Helena não morreu. Como “deusa” foi levada à Ilha dos Bem-aventurados. Ainda bem que, ao menos post uitam, a rainha de Esparta se tornou esposa de Aquiles... Vazada num estilo leve e didático, mas sustentada pela pesquisa e conceitos profundos, esta obra é um recreio para o espírito e um convite a muita reflexão. A.D. (São Paulo)

Metadado adicionado por Editora Vozes em 07/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/11/2024
Última alteração: 01/12/2024

Autores e Biografia

Brandão, Junito de Souza (Autor) - Junito de Souza Brandão foi professor titular de Língua e Literatura Grega e de Língua e Literatura Latina na PUC-Rio, na Universidade Santa Úrsula e na Universidade Gama Filho. Licenciado em Letras Clássicas, com doutorado e livre-docência em Literatura Grega. Ministrou, além de suas aulas normais nas universidades supracitadas, cursos regulares de Mitologia Grega no Rio de Janeiro e principalmente em São Paulo, na PUC-SP e na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica da mesma cidade. Com mais de treze obras publicadas, o autor ultimou uma obra séria e densa sobre Mitologia Grega.

Sumário

SUMÁRIO
Nota explicativa e dedicatória, 7
1 – Introdução, 9
2 – Um primeiro encontro com a mulher grega, 13
2.1 A mulher desce mais um degrau, 23
2.1.1 O amor se busca na rua, 40
2.1.2 A mulher espartana: um laboratório eugênico, 51
3 – Helena: Nêmesis dos deuses, 67
3.1 A heroína homérica, 78
3.1.1 A outra Helena: dos trágicos a Isócrates, 91
3.1.2 O Longo retorno, 113
4 – Conclusão, 125
Referências, 131



Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Empreendedora, comprometida com a cultura e a evangelização. É assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. A partir de sua sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde também situa-se seu moderno parque gráfico, publica livros e revistas que chegam a todo o Brasil através de seus 13 centros de distribuição e de sua rede de livrarias. Somos uma empresa comprometida com a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a sustentabilidade e trabalhamos pelo encantamento do cliente. Lançamos em média 15 novos títulos por mês, consolidando com isso nossa liderança em várias áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 3.000 títulos em catálogo, divididos nas categorias: religioso e CTP (Científico Técnico Profissional), além dos selos editoriais: Vozes Nobilis (que em 2016 completou 10 anos), Vozes de Bolso e Vozes de Bolso - Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.