Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A pele da história
Corpo, tempo e escrita historiográfica



Historiografia, Narrativa histórica, Subjetividade, Memória, Discurso histórico, Identidade, Construção do saber, Epistemologia da História, Crítica historiográfica, autor gay de história, História e Literatura, Representação, Teoria da História, História Cultural, Pós-modernidade, Produção do conhecimento, Temporalidade, História como narrativa, Subalternidade, Interdisciplinaridade


Sinopse

Este livro estabelece, de forma pioneira, a relação entre a escrita da história e as dimensões carnais e corporais da existência de historiadores e historiadoras. Nossa existência encarnada, os afetos que o mundo produz em nossos sentidos, como as afeções, as emoções, as sensibilidades e sua articulação com distintos modos de escrever o texto histórico são analisados em profundidade. O autor pensa a historicidade dos corpos humanos, das identidades de gênero, dos desejos e das paixões humanas e como essas dimensões da vida dos/das profissionais de história impactam os modos de pensar e escrever os textos historiográficos. Ele discute como, no corpus historiográfico, está inscrita certa imagem do corpo dos autores que oblitera a maior parte de sua carnalidade.

Metadado adicionado por Editora Vozes em 27/01/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/01/2025
Última alteração: 01/02/2025

Autores e Biografia

Albuquerque Júnior, Durval Muniz de (Autor) - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, homem gay, cisgênero, branco, com deficiência física, professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, docente dos Programas de Pós-graduação em História, das Universidades Federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte, doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Publicou, entre outros, os livros A invenção do Nordeste e outras artes (Cortez); Nordestino: invenção do “falo”: uma história do gênero masculino (Intermeios); História: a arte de inventar o passado (Appris) e O tecelão dos tempos (Intermeios).

Sumário

Sumário
Prefácio (com algumas implicâncias), 7
Apresentação
Materialismos sem materialidade, 15
A pele da história
Ou como saber servir-se de suas mãos, 29
Por uma historiografia paciente
Quando a escrita da história leva em conta os temores e os
tremores das carnes, 55
A mobilização das carnes
História, desejo e política ao rés dos corpos, 81
A voz da terra
Acentos, pronúncias, cantos e espaços, 109
As regiões do existir
A espacialização do sujeito entre o mundo e a linguagem, 129
Entre a terra e o corpo
Os passos para pôr de pé uma historiografia dos espaços, 153
Entregar-se ao passado, de corpo e língua
Reflexões em torno do ofício de historiador, 185
Narrar vidas, sem pudor e sem pecado
As carnes como espaço de inscrição do texto biográfico ou
como uma biografia ganha corpo, 217
“O frivião que não deixa se aquietar”
Afetos, forças, acontecimentos e descolonização do corpus
historiográfico, 239
O júbilo das migalhas
Apontamentos teórico-poéticos para o futuro da história
cultural, 265
O texto à prova de lágrimas
A dramática história da humanidade não é escrita para
provocar o choro?, 295
Surfando à beira da falésia
Ou como o historiador navega e escreve em tempos de rede
mundial de computadores, 313
A natureza avançando nas palavras
Como fazer do ambiente e do corpo parte da história
cultural, 343
Com sedas matei, com ferros morri
Que nomes podem ter certas carnes e certos corpos na
língua de madeira da historiografia acadêmica?, 361



Book Trailer

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Empreendedora, comprometida com a cultura e a evangelização. É assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. A partir de sua sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde também situa-se seu moderno parque gráfico, publica livros e revistas que chegam a todo o Brasil através de seus 13 centros de distribuição e de sua rede de livrarias. Somos uma empresa comprometida com a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a sustentabilidade e trabalhamos pelo encantamento do cliente. Lançamos em média 15 novos títulos por mês, consolidando com isso nossa liderança em várias áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 3.000 títulos em catálogo, divididos nas categorias: religioso e CTP (Científico Técnico Profissional), além dos selos editoriais: Vozes Nobilis (que em 2016 completou 10 anos), Vozes de Bolso e Vozes de Bolso - Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.