Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Não durma, há cobras
Vida e linguagem na Floresta Amazônica



complexidade das línguas humanas, Comunidade Pirahã da Amazônia, a língua pirahã, indígenas Pirahãs


Sinopse

Nesta obra, Daniel L. Everett explora as profundezas intrigantes da linguagem e da cultura. O autor nos apresenta a língua pirahã, uma língua singular, sem números e com nuanças tonais únicas. Sua experiência com a Comunidade Pirahã, na Amazônia, oferece uma perspectiva sobre a complexidade e a diversidade das línguas humanas. Estuda a influência da linguagem na percepção do mundo, desafiando noções arraigadas sobre a comunicação. Este livro é uma jornada para examinar as raízes culturais e antropológicas que afetam nossa comunicação e compreensão da realidade. Uma obra que vai além do acadêmico, oferecendo ao leitor uma experiência reveladora e esclarecedora. Um mundo de informações ricas e perspicazes que desafiam a maneira como pensamos sobre a linguagem e a vida.

Metadado adicionado por Editora Vozes em 13/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/09/2024
Última alteração: 23/10/2024
Última alteração de preço: 23/10/2024

Autores e Biografia

Everett, Daniel L. (Autor) - Daniel L. Everett, nasceu em 26 de julho de 1951, na Califórnia. Obteve seu doutorado em Linguística pela Unicamp, em 1983. É renomado por seu trabalho sobre línguas indígenas amazônicas. Sua pesquisa revolucionou as teorias linguísticas, especialmente em relação à língua pirahã, falada na Amazônia brasileira. Suas descobertas desafiaram ideias estabelecidas sobre a universalidade de certas estruturas linguísticas. Lecionou em várias instituições, incluindo a Unicamp e a Universidade de Manchester, no Reino Unido. Além de suas contribuições acadêmicas, Daniel L. Everett continua a influenciar a pesquisa linguística e antropológica e inspira estudiosos ao redor do mundo em conferências e eventos acadêmicos.; Costa, Danilo Vaz-Curado R. M. (Tradutor)

Sumário

Sumário
Algumas notas sobre a linguagem pirahã usada neste livro, 9
Prefácio, 11
Prólogo, 13
Primeira parte – Vida, 19
1. Descobrindo o mundo dos Pirahãs, 21
2. A Amazônia, 45
3. O custo do discipulado, 54
4. Às vezes você comete erros, 87
5. Cultura material e ausência de ritual, 103
6. Família e comunidade, 122
7. Natureza e a imediatidade da experiência, 159
8. Um adolescente chamado Túkaaga: assassinato e
sociedade, 190
9. Terra para viver livre, 198
10. Caboclos: vinhetas da vida amazônica brasileira, 209
Segunda parte – Linguagem, 231
11. Mudando os canais com os sons pirahãs, 233
12. Palavras pirahãs, 252
13. De quanta gramática as pessoas precisam?, 265
14. Valores e diálogo: a parceria entre linguagem
e cultura, 273
15. Recursão: a linguagem como uma boneca
matrioska, 291
16. Cabeças tortas e cabeças retas: perspectivas sobre
linguagem e verdade, 316
Terceira parte – Conclusão, 337
17. Convertendo o missionário, 339
Epílogo – Por que se preocupar com outras culturas e línguas?, 353
Agradecimentos, 359
Referências, 362
Índice Remissivo, 364



Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Empreendedora, comprometida com a cultura e a evangelização. É assim que se pode definir a empresa Editora Vozes Ltda. A partir de sua sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde também situa-se seu moderno parque gráfico, publica livros e revistas que chegam a todo o Brasil através de seus 13 centros de distribuição e de sua rede de livrarias. Somos uma empresa comprometida com a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a sustentabilidade e trabalhamos pelo encantamento do cliente. Lançamos em média 15 novos títulos por mês, consolidando com isso nossa liderança em várias áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 3.000 títulos em catálogo, divididos nas categorias: religioso e CTP (Científico Técnico Profissional), além dos selos editoriais: Vozes Nobilis (que em 2016 completou 10 anos), Vozes de Bolso e Vozes de Bolso - Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.