Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A experimentação do grotesco em Clarice Lispector



A experimentação do grotesco, Joel Rosa de Almeida, Grotesco na Literatura, Crítica e interpretação, Literatura, Pintura, joel rosa de almeida, clarice lispector editora alameda, clarice lispector alameda, estudos sobre clarice lispector, grotesco em clarice lispector, a experimentação do grotesco em clarice lispector, clarice lispector joel rosa de almeida, joel rosa de almeida nankin, clarice lispector editora nankin


Sinopse

Joel Rosa de Almeida privilegia, nesta obra, uma fase bastante polêmica da produção de Clarice Lispector, analisando a experimentação radical da escritora pelo âmbito do grotesco. Com base na obra de Clarice Onde Estivestes de Noite, publicada em 1974, analisa o grotesco como modo de produção, reprodução e deformação de textos – no limite daquilo que não se pode dizer e que, se dito, não tem sentido ou tem um sentido desfeito. Baseando-se nas teorias de Wolfgang Kayser e Mikhail Bakhtin, estabelece um sutil diálogo entre literatura e pintura e suas correlações grotesco-surreais e, paralelamente, estuda alguns quadros de Max Ernst, De Chirico, Fra Angelico, Goya, entre outros pintores. Assim, a obra de Lispector é considerada como um exemplo de desmontagem da estrutura narrativa convencional e que continua a instigar e a desafiar.


Sobre o autor: Joel Rosa de Almeida possui Graduação pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP e Doutorado em Letras, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Foi doze anos docente do Ensino Superior da Universidade Nove de Julho e atua principalmente nos seguintes temas: Clarice Lispector, a estética do grotesco na literatura, resenha crítica e ensaio literário.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 21/09/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/09/2018
Última alteração: 06/03/2024
Última alteração de preço: 06/03/2024

Autores e Biografia

Almeida, Joel Rosa de (Autor) - Joel Rosa de Almeida possui Graduação pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP e Doutorado em Letras, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Foi doze anos docente do Ensino Superior da Universidade Nove de Julho e atua principalmente nos seguintes temas: Clarice Lispector, a estética do grotesco na literatura, resenha crítica e ensaio literário. ; Waldman, Berta (Apresentação) , Facioli, Valentim (Orelha)

Sumário

AGRADECIMENTOS - 7

APRESENTAÇÃO - BERTA WALDMAN - 9

INTRODUÇÃO - 17

FORTUNA CRÍTICA - 23
Discussão e reticências - 31
Primeiros estudos e brechas críticas - 37
Além das fronteiras lingüísticas e culturais - 44
Atalhos críticos - 50

DO CONTO E SUAS PERSONAGENS - 53
"Onde estivestes de noite": a tela grotesca de CL - 53
O andrógino e os malditos (1° momento) - 55
Carnavalização das personagens (2º momento) - 69
A redenção dos malditos (3° momento) - 78
Diálogos intertextuais e universo paródico - 84

RETRATOS DE PERSONAGENS VELHAS - 99
Sra. Jorge B. Xavier: labirinto e morte - 105
Dona Maria Rita Alvarenga Chagas Souza Melo: abandono e morte - 117
Dona Frozina: mistério e vida - 132

DOS GÊNEROS HÍBRIDOS E SEUS FRAGMENTOS - 139
Crônica e paródia de relatório - 139
A gestação da "menina-potro" - 143
A migração e o repartejamento dos textos - 147 O alinhavo dos fragmentos ou lambendo as crias - 157
Sveglia: a personificação da Coisa - 166

TEXTOS COMO ESTALACTITES - 185

BIBLIOGRAFIA - 223
Da autora - 223
Datiloscritos - 225
Fortuna crítica - 225
Recepção crítica de Onde estivestes de noite - 229
Geral - 231
Filmografia - 239

MATERIAL ICONOGRÁFICO - 241



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.