Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Controle jurisdicional da convencionalidade das leis



GEN, Jurídica, Constitucional, TGE, Internacional


Sinopse

Este é um livro pioneiro no enfrentamento do tema do controle de convencionalidade no continente americano, sobretudo no Brasil. Nele, o autor desenvolve verdadeira teoria do controle jurisdicional da convencionalidade das leis, à luz dos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a matéria e das regras constitucionais brasileiras sobre incorporação e aplicabilidade dos tratados internacionais.

A obra demonstra o modo pelo qual deve o Poder Judiciário controlar a convencionalidade das leis no Brasil, com sólida fundamentação teórica e jurisprudencial. Além de uma investigação profunda sobre a técnica do controle de convencionalidade a partir de parâmetros internacionais, o livro estuda em detalhes a hierarquia dos tratados de direitos humanos no País e o dever dos poderes constituídos na aplicação dessas normas internacionais.

Nesta edição, o autor realizou detalhado estudo sobre o comportamento da jurisprudência brasileira no que atine ao controle de convencionalidade, a partir de importantes casos concretos apresentados perante os tribunais pátrios.

Esta obra é reconhecidamente clássica na literatura jurídica brasileira, cujo maior mérito foi ter alterado o modo pelo qual se aplicavam os tratados de direitos humanos ratificados e em vigor no Brasil.

Trata-se, enfim, de um estudo que não pode faltar à mão dos operadores do direito em geral – advogados, defensores públicos, delegados de polícia, magistrados e membros do Ministério Público.

Metadado adicionado por Grupo GEN em 03/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/10/2024
Última alteração: 03/10/2024

Autores e Biografia

Mazzuoli, Valerio de Oliveira (Autor)

Áreas do selo: Técnicos

Há mais de 100 anos oferecendo o melhor da literatura jurídica do País, a editora Forense possui um catálogo com mais de 450 obras de autores consagrados e novos valores da área jurídica. Presente na formação da elite jurídica do País, a Editora Forense também é pioneira na publicação no meio digital, tanto de seus livros como da reconhecida Revista Forense.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.