Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Ramos



Filosofia / Geral


Sinopse

Do que temos medo hoje em dia? Das novidades? De ter de enfrentar dificuldades brutais? Desde seu advento, o Universo, os seres vivos e os homens criaram incessantemente leis necessárias e acontecimentos imprevisíveis. Para Michel Serres, a novidade surge do formato, assim como o ramo brota do caule. Falível e inventivo, o Filho origina-se do Pai, que dita os dogmas e as leis. Em Ramos, a partir da constatação de que é urgente reinventar a universalidade das relações dos homens com a totalidade planetária, Serres nos incita a repensar o cotidiano sem distinções entre ciências, artes, culturas e religiões. É o quarto volume da tetralogia formada pelos títulos Variações sobre o corpo (1999), Hominescências (2001) e O incandescente (2003). Dividido em duas partes, “Sistema” e “Narrativa”, é um ensaio otimista que leva o leitor a refletir sobre as ações assumidas no dia-a-dia, que apenas aparentemente parecem restritas à repetição monótona de padrões, ritmos, códigos, números, notas. A primeira parte gira em torno da ideia do formato, que está presente em todos os segmentos do cotidiano: em casa, no trabalho, na afetividade, na política. As raízes que sustentam o formato-pai, a ciência-filha e o filho adotivo condicionam a percepção global da Grande Narrativa na qual estamos todos inseridos. Na segunda parte, Serres mergulha na arborescência universal dos acontecimentos. Artistas, cientistas e filósofos, mesmo assombrados por diversas dificuldades, nunca desistem de imaginar, inventar, projetar. Sempre há, assim, novidades, desafios, ramificações. Como afirma o autor, a evolução sempre acaba por produzir um produtor de evolução.Michel Serres propõe uma estimulante releitura da história do pensamento na qual confluem, enfim, ciências, culturas, artes e religiões. Celebração da vida e mensagem de esperança para as gerações futuras, é um livro que ajuda a compreender e amar a inquietude do presente.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 29/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/11/2023
Última alteração: 01/03/2024
Última alteração de preço: 01/03/2024

Autores e Biografia

Serres, Michel (Autor) , Carvalho, Edgard De Assis (Tradutor) , Bosco, Mariza Perassi (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Selo criado no começo dos anos 1950, inicialmente ligado a um grupo português, e parte do Grupo Record desde 1996, Bertrand Brasil é uma marca de grandes histórias. Casa de vencedores do Prêmio Nobel, como Pablo Neruda e Ernest Hemingway, Bertrand Brasil se firmou como uma referência para romances dos melhores narradores contemporâneos, como a chilena Isabel Allende, de quem o selo já lançou mais de duas dezenas de obras, e o britânico Matt Haig, autor de um dos maiores sucessos recentes, A biblioteca da meia-noite. Bertrand Brasil tem tradição em imaginar passados longínquos, seja com as reconstruções do Egito Antigo por Christian Jacq, com a França de reis aventureiros do século 14 de Maurice Druon ou a Holanda do século 17, com Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. É, ainda, um selo de grandes mestres do romance de amor, como Nora Roberts, Barbara Delinsky e Judith McNaught. E casa, também, de grandes nomes brasileiros, do marco da dramaturgia brasileira Dias Gomes, da contadora de histórias Leticia Wierzchowski, das criatividades de Zack Magiezi e Carpinejar.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.