Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Introdução à geografia cultural



Ciências da Terra / Geografia


Sinopse

Roberto Lobato Corrêa e Zeny Rosendahl organizaram Introdução à Geografia Cultural, uma coletânea de artigos clássicos e recentes, escritos por geógrafos estrangeiros e brasileiros, que refazem, no plano teórico, a trajetória da Geografia Cultural no mundo. Significativo subcampo da geografia que analisa a dimensão espacial da cultura, a geografia cultural difundiu-se a partir da Europa e já tem um século de existência. Contudo, ela ainda não desfruta no Brasil a importância conquistada nos EUA e Europa. O propósito deste livro é, então, contribuir para a difusão, já iniciada a partir do começo da década de 1990, da geografia cultural entre nós. Tradicionalmente, desde o começo do século XX, essa dimensão espacial tem sido focalizada por intermédio de temas, como os gêneros de vida, a paisagem cultural, áreas culturais, a história da cultura no espaço e ecologia cultural. A produção dos geógrafos foi extensa, sobressaindo a produção da Escola de Berkeley, cujo expoente foi Carl O. Sauer. O livro inicia justamente com um artigo de Sauer datado de 1931, seguindo-se a introdução, redigida por Philip L. Wagner e Marvin W. Mikesell, feita ao livro Readings in Cultural Geography, publicado em 1962. Nela, os temas da Geografia Cultural saueriana são discutidos. Os textos de Denis E. Cosgrove e James S. Duncan representam as críticas à geografia saueriana. O pequeno e denso texto de Cosgrove e Peter Jackson nos introduz às proposições da denominada Nova Geografia Cultural. A Geografia Cultural francesa não poderia estar ausente da coletânea. É Paul Claval que nos brinda com um ensaio sobre a contribuição francesa a esse subcampo da Geografia. Os dois últimos textos de autoria dos organizadores desta obra explicitam a abordagem cultural às temáticas do urbano e da religião.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 04/12/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/12/2023
Última alteração: 01/03/2024
Última alteração de preço: 01/03/2024

Autores e Biografia

Rosendahl, Zeny (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Selo criado no começo dos anos 1950, inicialmente ligado a um grupo português, e parte do Grupo Record desde 1996, Bertrand Brasil é uma marca de grandes histórias. Casa de vencedores do Prêmio Nobel, como Pablo Neruda e Ernest Hemingway, Bertrand Brasil se firmou como uma referência para romances dos melhores narradores contemporâneos, como a chilena Isabel Allende, de quem o selo já lançou mais de duas dezenas de obras, e o britânico Matt Haig, autor de um dos maiores sucessos recentes, A biblioteca da meia-noite. Bertrand Brasil tem tradição em imaginar passados longínquos, seja com as reconstruções do Egito Antigo por Christian Jacq, com a França de reis aventureiros do século 14 de Maurice Druon ou a Holanda do século 17, com Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. É, ainda, um selo de grandes mestres do romance de amor, como Nora Roberts, Barbara Delinsky e Judith McNaught. E casa, também, de grandes nomes brasileiros, do marco da dramaturgia brasileira Dias Gomes, da contadora de histórias Leticia Wierzchowski, das criatividades de Zack Magiezi e Carpinejar.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.