Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Batuque, samba e macumba
estudos de gesto e de ritmo 1926-1934



História do BRasil, Folclore, carnaval, batuque, samba, folclore dos negros


Sinopse

Em 1933, Cecília Meireles organizou uma exposição com seus desenhos, e, no ano seguinte, uma conferência chamada “Batuque, samba e macumba”. O resultado desta conferência/exposição constitui este livro, em que ela procura decifrar a magia e os mistérios da cultura afro-brasileira, num esforço, ainda que ingênuo, de integrar o negro à nossa sociedade.

“Eu não vim aqui, propriamente, como uma especialista na matéria. Eu vim como uma pessoa que, cansada de buscar caminhos para que os homens se entendam em outros setores de atividades intelectuais, procura, no folclore, talvez um caminho mais ameno, talvez um caminho mais possível.

Procurando que os homens encontrem no folclore a solução para muitos de seus problemas pela compreensão das suas origens, da sua identidade, daquilo que neles é transitório e também daquilo que neles é permanente.”

Cecília Meireles

Metadado adicionado em 04/09/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/09/2019
Última alteração: 01/04/2025
Última alteração de preço: 01/04/2025

Autores e Biografia

Meireles, Cecília (Autor) , Seffrin, André (Coordenador) , Soares, Lélia Gontijo (Introdução)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.