Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Em tempo escuro, a palavra (a) clara



Literatura Brasileira, Poesia


Sinopse

O poeta José Paulo Paes, também ensaísta e tradutor, ganhador de vários prêmios literários, a respeito do gênero poético comentou: Para mim, é a capacidade de iluminar a linguagem de todos os dias, aprofundando-lhe os significados, tornando-os de tal modo memoráveis que eles nunca mais consigam separar-se do modo por que foram ditos. Os professores me incutiram a ideia de que ela era um tipo especial de linguagem rimada, metrificada e enfeitada. Quanto menos palavras se use para dizer algo, maiores as possibilidades de dizê-lo melhor. Possibilitar à criança o contato com os poemas de José Paulo Paes significa sensibilizá-la para o prazer estético, para o jogo da linguagem poética e para a aprendizagem, cedo ainda, da leitura do não explícito. O camponês sem terra/ Detém a charrua/ E pensa em colheitas/ Que nunca serão suas.

Metadado adicionado em 28/01/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/01/2020
Última alteração: 01/04/2025
Última alteração de preço: 01/04/2025

Autores e Biografia

Paes, José Paulo (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.