Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A loucura do trabalho
estudo de psicopatologia do trabalho



Ciências Sociais, Saúde mental, Trabalho, Estresse ocupacional, Qualidade de vida, Relações laborais, Bem-estar psicológico, Prevenção em saúde mental, Loucura do trabalho, Estresse, Depressão, Burnout, Assédio moral, Violência no trabalho, Produtividade, Competitividade, patologia social, Psicopatologia, Organização do trabalho, Trabalhadores, Doenças psíquicas, Serviços públicos, Comportamento, Trabalho e vida psíquica, Doenças mentais


Sinopse

Este livro tem o mérito fundamental de tratar corajosamente de um assunto que é ainda muito pouco explorado: as relações entre o trabalho e a vida psíquica. Um assunto apaixonante que pode ser a chave para a compreensão de vários pontos ainda obscuros do comportamento humano. As relações entre trabalho e saúde mental, ou seja, o sofrimento que o trabalho acarreta e as estratégias defensivas adotadas pelos trabalhadores são o ponto central deste estudo, recomendado para estudantes e profissionais de sociologia.

Metadado adicionado por Cortez Editora em 29/05/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/05/2019
Última alteração: 22/05/2024
Última alteração de preço: 01/01/2024

Autores e Biografia

Dejours, Christophe (Autor) - Christophe Dejours é doutor em medicina, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria, e psicanalista. É membro titular do Institut de Psychosomatique de Paris, da Association Psychanalytique de France e presidente do Conselho Científico da Fondation Jean Laplanche-Institut de France. Pesquisa as relações entre saúde e trabalho, o conflito entre organização do trabalho e o funcionamento psíquico, o sofrimento gerado pelo trabalho e as defesas contra esse sofrimento, a relação entre subjetividade e trabalho, utilizando-se da metodologia da “Psicodinâmica do Trabalho”. É apontado como o pai da “Psicodinâmica do Trabalho”, alcunha atribuída à disciplina em 1992, que, em síntese, agrega pesquisas sobre sofrimento e patologia mental no trabalho, utilizando a mesma clínica e instrumentos conceituais para entender e explicar a polarização dor versus prazer e patologia versus normalidade no trabalho.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.