Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Familismo
direitos e cidadania - Contradições da política social



Serviço Social, Políticas públicas, assistente social, saúde, familismo, família, direitos, cidadania, SUAS, Direito, Sociedade brasileira, Desigualdade de gênero, Bem estar social, Política social, Proteção social, Assistência social


Sinopse

Família e política pública - dois temas complexos e polêmicos - guardam riscos sociais, tanto internos como em suas relações. Maiores para a população mais pobre e vulnerável. Um grupo de pesquisadoras, experientes no trabalho com essas duas temáticas, uniu-se aqui para apresentá-los claramente, com aparecem no caso das políticas de Assistência Social e de Saúde. Nelas apontou, por exemplo, na família, a culpabilização por seus problemas sociais e psicológicos e a atribuição de um papel histórico de instituição-braço terceirizado do Estado. Arriscaria seu fundamento na cidadania, ao secundarizar a responsabilidade estatal quanto ao direito de todos nós a lugares calorosos, de amparo, cuidado e amor. Neste momento, marcado pelos dez anos de criação do SUAS, um livro que alimenta a crítica necessária, sem o pessimismo ingênuo e reducionista, é muito bem-vindo para chamar conversações interdisciplinares. Sem qualquer enaltecimento da vida privada, deixo uma provocação: em lugar do "familismo", por que não a ética e a estética do cuidado? Não deixemos esta busca esmorecer.

Metadado adicionado por Cortez Editora em 30/05/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/05/2019
Última alteração: 21/05/2024
Última alteração de preço: 01/01/2024

Autores e Biografia

Mioto, Regina Célia Tamaso (Organizador) - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado na Universidade de Perugia-IT. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS). Concentra suas pesquisas no campo da política social. Particularmente na interação política social e família; política social e serviços sociais; política social, formação e práticas profissionais com ênfase na formação e no trabalho dos assistentes sociais.; Campos, Marta Silva (Organizador) - Possui graduação em Serviço Social e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doc no European University Institute, de Firenze, Itália. Professora Associada da PUC-SP, nos níveis de Mestrado e Doutorado, e coordenando, na Pós-Graduação, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família - NEP-FAM. É líder do Grupo também denominado "Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família", certificado pela PUC-SP, junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É Bolsista Produtividade Pesquisa do CNPq. É membro do Conselho Editorial da Revista Katálysis desde 2003. ; Carloto, Cássia Maria (Organizador) - Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Atualmente é professora do Universidade Estadual de Londrina. É líder do grupo de pesquisa Gênero, Políticas Públicas, Família. No último período tem desenvolvido pesquisas relacionadas a inserção das mulheres no Programa Bolsa Família. Integrante da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.