Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O serviço social e a psicologia no judiciário
construindo saberes, conquistando direitos



Serviço Social, Psicologia, Judiciário, Direitos, Intervenção, Práticas profissionais, Marilda Iamamoto, assistente social, psicólogo, Poder Judiciário, Varas da Infância e Juventude, Família e Sucessões, exercício profissional, acesso a direitos, projeto profissional


Sinopse

Esse livro, que conta com valiosos textos de apresentação de Marilda V. Iamamoto e de Dayse César F. Bernardi, além de mostrar a realidade de trabalho do assistente social e do psicólogo no Poder Judiciário, traz o resgate histórico da inserção dessas profissões nesse campo em São Paulo. Fruto de pesquisa inédita e reveladora do perfil desses profissionais, e também das demandas que lhes chegam no cotidiano de trabalho, sobretudo nas Varas da Infância e Juventude, e de Família e Sucessões, essa obra coloca-se como leitura obrigatória para todos aqueles que acreditam ser possível um exercício profissional baseado na luta pelo acesso a direitos, e fundado no compromisso com a implementação de um projeto profissional que aponte para a transformação real da sociedade em que vivem.

Metadado adicionado por Cortez Editora em 28/05/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/05/2019
Última alteração: 21/05/2024
Última alteração de preço: 01/01/2024

Autores e Biografia

Fávero, Eunice Teresinha (Organizador) - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Serviço Social pelo PEPGSS/PUCSP. Atua como docente/coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança e Adolescente - com Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, da Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP, a partir de 2018. Atuou como docente na graduação em Serviço Social e no Mestrado Acadêmico em Políticas Sociais, e como líder do grupo de pesquisa Políticas e Práticas Sociais com Famílias, da Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - de 1996 a 1999 e de 2005 a 2016. Trabalhou como assistente social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de agosto de 1985 a fevereiro de 2012. Participou da diretoria executiva da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - AASPTJ-SP, nas gestões 2001/2005 e 2009/2011. Pesquisadora CNPq PQ2: de 2014 a 2018 e 2021/atual. Tem experiência de atuação, docência e pesquisa na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social e em Políticas Sociais, principalmente nos seguintes temas: família, infância, adolescência e juventude, rompimento de vínculos sociais e familiares, área sociojurídica, questão social, trabalho profissional - com ênfase no estudo social. ; Melão, Magda Jorge Ribeiro (Organizador) - Psicóloga, especialista em Psicologia. Atuou como psicóloga no TJ-SP, na Justiça da Infância e da Juventude, Família, e na antiga Equipe Técnica de Coordenação do Desenvolvimento Profissional dos Assistentes Sociais e Psicólogos. É atualmente segunda secretária da AASPTJ-SP (coordenadora da pesquisa/pesquisadora); Jorge, Maria Rachel Tolosa (Organizador) - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1963), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1976) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, ensino, entradas e bandeiras.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.