Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Educação de jovens e adultos
teoria, prática e proposta



EDUCAÇÃO, Alfabetizar, Políticas Públicas, Pedagogia, Educação Social, Paulo Freire, Freiriano, Método Paulo Freire, Movimentos Populares, Educação de Jovens de Adultos, prática docente, história da EJA, políticas públicas, formação de educadores


Sinopse

Este livro contém algumas análises teóricas e prospectivas que traduzem as discussões ocorridas no IPF sobre a educação de jovens e adultos, destacando-se: questão da formação do educador; a importância da EJA para a construção de uma sociedade mais justa e democrática; análise das políticas públicas de EJA no Brasil, desde a década de 1940 até o início do século XXI; os desafios da EJA na sociedade contemporânea, como a exclusão social, a desigualdade e a globalização; propõem-se princípios e diretrizes para a prática docente na EJA; abordagem de diferentes metodologias de ensino e aprendizagem adequadas à EJA; a importância da avaliação formativa na EJA; apresentação de propostas para a formação de educadores para a EJA.

Metadado adicionado por Cortez Editora em 30/05/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/05/2019
Última alteração: 03/06/2024
Última alteração de preço: 01/01/2024

Autores e Biografia

Gadotti, Moacir (Organizador) - Possui graduação em Pedagogia (1967) e Filosofia (1971) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977). É doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). É professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Tem vasta experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e educação para a sustentabilidade. Possui numerosos livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais destacam-se: Pedagogia da Terra (2001), Educar para a sustentabilidade (2008), Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido(2002), Os mestres de Rousseau (2004), Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Práxis (1995), História da Ideias Pedagógicas (1993), Escola Cidadã (1992), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Concepção dialética da educação (1983) e A educação contra a educação (1981).; Romão, José E. (Organizador) - Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1970) e doutorado em Educação (1996) pela Universidade de São Paulo, atuou como coordenador e professor dos programas de mestrado (Educação, Letras e Psicologia) do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF) foi coordenador da Cátedra do Oprimido, vinculada à Universitas Paulo Freire (Unifreire). É autor de vários livros, dentre os quais se destacam: Poder local e educação (1992); Avaliação dialógica (1998); Dialética da diferença (2000); Pedagogia dialógica (2002), além de mais de três dezenas de artigos, publicados em periódicos científicos nacionais e estrangeiros. Tem vasta experiência na área de administração escolar: foi Secretário da Educação de Juiz de Fora (1983-1988) e de Governo (1997-2000) da mesma cidade. Foi Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora; coordenador local das Licenciaturas em Tefé, Amazonas. Atualmente, é professor do curso de mestrado em Educação, na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa Culturas e Educação. É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), de Lisboa (Portugal).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.