Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Quem quer que eu seja uma menina?
questões de gênero na infância



Psicanálise, identidade, constituição do sujeito, relações de pais e filhos, análise da criança, estudos de gênero na psicanálise, alienação parental, crianças transexuais


Sinopse

O livro que o leitor tem em mãos trabalha questões de gênero, campo espinhoso nos debates contemporâneos! A partir da Psicanálise, o autor enfrenta um campo de ainda maiores disputas – questões de gênero na infância – sem ceder às batalhas políticas. Partindo de um caso clínico da literatura psicanalítica, Richardson retoma detalhadamente as teorias de Robert Stoller e Donald W. Winnicott para tematizar a alienação de uma criança ao desejo materno, atento aos riscos de atribuir tal alienação à criança transgênero. Um segundo caso é tomado do documentário Pequena garota, do cineasta Sébastien Lifshitz, sobre outra criança, Sasha, para um mergulho nas teorias psicanalíticas, em especial os caminhos pré-edípicos. Sem modismos, o livro coloca autores históricos da Psicanálise para operar no trabalho clínico-teórico da contemporaneidade.

- Paula Peron

Metadado adicionado por Blucher em 18/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/09/2025
Última alteração: 18/09/2025

Autores e Biografia

Nelson, Richardson Henrique (Autor)

Sumário

Prefácio – A problemática complexa dos indivíduos trans
Alfredo Naffah Neto

Introdução

1. Protagonismo da figura materna

2. As origens do comportamento transgênero de B. e Sasha

3. Uma possível masculinidade ameaçada

4. Demanda de amor e hostilidade pela mãe em B. e Sasha

Considerações finais

Posfácio – Psicanálise em devir: um convite ao inacabado
Alexandre Patricio de Almeida

Referências



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.