Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A interpretação psicanalítica
Revisitando Klein e Winnicott



Psicanálise, Winnicott, klein, clinica psicanalítica, Psicologia clínica, interpretação psicanalítica


Sinopse

É comum, ainda hoje, muitos psicanalistas agruparem a Escola Inglesa de Psicanálise em um mesmo conjunto, anulando as singularidades dos autores que a compõem. Também é frequente, em nosso campo, esquecermos das influências que o pensamento de um autor exerceu sobre o outro – negando suas origens históricas. É exatamente pela via oposta que segue o livro de Filipe Pereira Vieira, que realizou uma pesquisa profunda e rigorosa sobre as convergências e as divergências da interpretação psicanalítica para Klein e Winnicott. Valendo-se de uma escrita envolvente, humilde e didática, Filipe nos convida a mergulhar nesses dois universos que, paradoxalmente, são tão distintos e, por vezes, tão similares. Para tanto, ele empreende uma análise minuciosa dos famosos casos Richard e Piggle. Posso afirmar, com segurança, que este material se consagra como um clássico indispensável à nossa prática clínica.

Alexandre Patricio de Almeida
Psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP

Metadado adicionado por Blucher em 17/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788521225805 (ISBN do e-book em ePUB)
9788521225799 (ISBN do e-book em PDF)


Metadados adicionados: 17/03/2025
Última alteração: 17/03/2025

Autores e Biografia

Vieira, Filipe Pereira (Autor) - É psicanalista e psicólogo clínico. Mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor convidado da pós-graduação do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Autor de diversos artigos científicos e de capítulos de livros. Cocriador do podcast Psicanálise de boteco. Autor do livro A interpretação psicanalítica: revisitando Klein e Winnicott (Blucher, 2025) e coautor do livro A clínica winnicottiana: os casos difíceis (Blucher, 2025).

Sumário

Agradecimentos

Prefácio: Dois estilos, duas concepções
Alfredo Naffah Neto

Prólogo: Winnicott e Klein: o par perfeito para uma clínica viva e atual
Alexandre Patricio de Almeida

Introdução: Sobre a origem da pesquisa


1. Apresentação dos casos Richard e Piggle

2. Breves considerações sobre a clínica de Melanie Klein:o sentido das interpretações

3. Breves considerações sobre a clínica de D. W. Winnicott: uma ênfase na interpretação e no manejo

4. Klein e Winnicott: aproximações e afastamentos na clínica psicanalítica


Considerações finais



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.