Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Do luto impedido ao luto coletivo
Um caso clínico-político



luto e psicanálise, morte e morrer, perdas simbólicas, políticas públicas de saúde, luto não reconhecido, saúde mental, apoio ao enlutado, sofrimento psíquico, escuta terapêutica, luto infantil, luto na velhice, institucionalização do luto, luto coletivo, clínica psicanalítica, violência institucional, saúde mental pública, psicanálise e política, mães de vítimas, racismo estrutural, subjetividade e desigualdade, necropolítica


Sinopse

Visão geral:

- Este livro aborda a teoria psicanalítica a partir da articulação entre sofrimento psíquico e violência social.
- Os aspectos do luto impedido são apresentados em contextos de subalternização, violência estatal e desigualdade social, com base em casos clínicos e análise institucional.
- O livro é escrito em estilo ensaístico e clínico-político, com forte base teórica e estudos de caso; articula teoria psicanalítica com a escuta das experiências vividas por sujeitos em territórios vulnerabilizados.

Sobre este livro:

A obra examina o luto como fenômeno psicossocial e político, questionando a quem é permitido sofrer e quais vidas são reconhecidas como dignas de luto. A autora parte de sua experiência clínica em serviços públicos de saúde mental para expor como o luto pode ser impedido em contextos de violência, especialmente quando a perda envolve jovens negros das periferias. Dividido em três partes, o livro analisa casos clínicos como o de "Flor", mãe de um jovem assassinado, para discutir a negação institucional do luto. A segunda parte aborda os “cálculos de valor” atribuídos a vidas e mortes, mostrando como a desigualdade impacta a elaboração das perdas. Já na terceira parte, a autora propõe o método clínico-político como resposta possível ao silenciamento. Um texto sensível, combativo e necessário, que convida à escuta, ao reconhecimento e à construção coletiva de espaços simbólicos de elaboração da dor.

Metadado adicionado por Blucher em 22/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788521223634 (ISBN do e-book em ePUB)
9788521223580 (ISBN do e-book em PDF)


Metadados adicionados: 22/07/2024
Última alteração: 10/09/2025

Autores e Biografia

Alencar, Sandra Luzia de Souza (Autor)

Sumário

IntroduçãoParte I. Caso clínico-político e o território1. O silêncio de Flor: amor, dor e resistência na experiência do luto em situações de violência2. A experiência do luto em situações de violência: qual o lugar do e para o luto?Parte II. Cálculos dos valores de vida e de morte3. Circunstâncias da perda e lutos impedidos4. Lugar do luto impedido: “no entre duas mortes”5. Valor ou importância no tempo de vida e das vidas6. Vidas em segredoParte III. Uma experiência em saúde pública e o método clínico-político7. O singular do caso que recorta o coletivo e a dimensão política do sintoma8. Considerações finaisNotasPosfácio Ana GebrimPós-escritoReferênciasAnexo A - Nunca acreditei na Justiça, desabafa mãe de AcariAnexo B - Major do Bope ironiza morte de sequestrador do 174



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.