Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O navio pirata e o capitão nariz de batata
e uma brincadeira com Os Lusíadas



Literatura brasileira, literatura infantil, livro infantil, livro para crianças, livro ilustrado, histórias infantis, histórias para crianças


Sinopse

A obra que você tem em mãos é fruto da mente criativa de três artistas: a escritora Verónica Alvarez Rivera criou o texto original, a ilustradora Laura Aguerrebehere deu vida à narrativa por meio de imagens e o escritor Adriano Messias traduziu e depois adaptou o texto argentino ao universo brasileiro, percebendo uma possível interlocução com a obra portuguesa Os Lusíadas, de Camões. Afinal, o pirata capitão Nariz de Batata, obcecado por aventuras e tesouros, fará uma viagem insólita pelos mares, ainda que a contragosto de seus marujos, e irá se deparar com sua musa tropical.

Adriano também usou versos e rimas com palavras pouco usuais para homenagear a obra máxima da literatura portuguesa, mas a brincadeira semiótica não para por aí: em linguagem atraente, ele leva informações aos jovens leitores em um anexo após o final da história: é lá que vamos saber sobre Camões e Os Lusíadas, sobre os mares da Lua e, ainda por cima, aprender a construir a maquete de um foguete!

Desta maneira, Adriano mostra que é possível não apenas aliar a arte com a ciência, mas também falar de obras complexas e eruditas desde o Ensino Fundamental.

Metadado adicionado por Blucher em 17/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/03/2025
Última alteração: 20/03/2025

Autores e Biografia

Rivera, Verónica Alvarez (Autor) , Aguerrebehere, Laura (Ilustrador) , Oliveira, Adriano Messias de (Tradutor) - Tem dois pós-doutorados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP/Fapesp). Foi pesquisador na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2016 (Fac. de Filosofia e Letras) e em 2018-2019 (Fac. de Ciências da Comunicação). É doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/Fapesp), tendo realizado pesquisas na Université Paris 8 (Psicanálise), Université Paris 3 (Cinema) e Universidad de Buenos Aires (Psicanálise). Também passou pela Escuela Lacaniana de Psicoanálisis del Campo Freudiano (ELP), de Barcelona. Tem mestrado em Comunicação Social (UFMG) e graduações em Jornalismo e Letras. Recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura (editado pela Blucher). Possui mais de 150 obras de ficção para crianças e jovens publicadas no Brasil e no exterior.

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.