Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Permanecendo no próprio ser
Ensaios entre psicanálise e filosofia



Psicanálise, filosofia, clinica psicanalítica


Sinopse

Neste livro, o leitor encontrará artigos que abordam temasimportantes da psicanálise e da filosofia, como a interação da teoria com a clínica psicanalítica, uma análise clínica e filosóficadas relações entre corpo e afeto, assim como questõesrelativas à política, à estética e aos processos de subjetivaçãocontemporâneos. Para abordá-los a contento, os autores dereferência utilizados foram aqueles que, tanto no domínio psicanalítico quanto no filosófico, voltaram-se para uma visãocrítica da ortodoxia. Com Espinosa, Nietzsche, Deleuze, Guattari,Ferenczi, Winnicott, Fairbairn e Stern, dentre outros, oautor busca pensar a psicanálise de forma diferente, abrindonovos caminhos para os que se interessam pelos campos daclínica e da cultura.

Metadado adicionado por Blucher em 21/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788521220381 (ISBN do e-book em ePUB)
9788521220350 (ISBN do e-book em PDF)


Metadados adicionados: 21/05/2024
Última alteração: 21/05/2024

Autores e Biografia

Peixoto Junior, Carlos Augusto (Autor) - Psicólogo graduado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista; Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Professor da graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. É autor de Metamorfoses entre o sexual e o social: uma leitura da teoria psicanalítica sobre a perversão (Civilização Brasileira), Singularidade e subjetivação: ensaios sobre clínica e cultura (7Letras/Puc-Rio) e Michael Balint: a originalidade de uma trajetória psicanalítica (Revinter); e organizador de Formas de subjetivação (Contracapa).

Sumário

Prefácio Helia BorgesParte I Teoria e clínica psicanalíticas1. Destrutividade, sobrevivência, subjetivação: a agressividade como potência de destruição criativa em Winnicott2. O ambientalismo de Winnicott: dependência, regressão, saúde e criatividade3. Cuidado ambiental e capacidade de estar só: de Ferenczi a Winnicott4. Personalidade, relações objetais e esquizoidia na obra de Ronald Fairbairn5. Experimentação e prudência na clínica de Sándor Ferenczi6. Os limites da representação na experiência esquizoideParte II Sobre corpos e afetos7. Permanecendo no próprio ser: a potência de corpos e afetos em Espinosa8. O corpo e o devir-monstro: algumas reflexões a partir da filosofia da diferença9. Sobre a importância do corpo para a continuidade do ser10. Algumas considerações nietzschianas sobre corpo e saúde11. O lugar da experiência afetiva na gênese dos processos de subjetivaçãoParte III Estética, política e subjetivações12. Olhar, ser percebido e permanecer sendo: Winnicott, Bacon e Deleuze13. Aquele obscuro objeto de Buñuel14. Subjetivações, sexualidades e modos de vida na atualidade15. Capitalismo e esquizofrenia: cartografias políticas



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.