Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O brincar como sinalizador de sofrimento psíquico
Construção da relação objetal da criança autista e suas implicações no trabalho de intervenção precoce



Primeira infância, autista, sofrimento psíquico, jogo, brincar precoce


Sinopse

O bebê é capaz de brincar? Como seria a expressão desse brincar precoce, que antecederia o brincar simbólico? Poderíamos supor que a qualidade das primeiras explorações do bebê nos contaria algo sobre seu processo de adaptação ao mundo? A partir da perspectiva psicanalítica, pretendemos abordar de que forma o brincar sensorial do bebê funciona como matéria-prima para a construção de suas relações objetais e quais os sinais de possíveis percalços na produção do brincar simbólico da criança. Partindo da hipótese de que o brincar tem uma dupla função, pois é por meio dele que o bebê acessa a intersubjetividade e a criança equaciona seus impasses psíquicos, propomos neste livro pensar o lugar do brincar como um importante sinalizador de sofrimento psíquico.

Metadado adicionado por Blucher em 29/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/04/2024
Última alteração: 29/04/2024

Autores e Biografia

Saboia, Camila (Autor)

Sumário

Prefácio: Os bebês sabem brincar?Introdução – O bebê brinca?Parte I1. Freud e as origens da vida psíquica2. Os diferentes conceitos de objeto para a psicanálise3. A relação pulsão-objeto4. O conceito de intersubjetividade e suas diferentes perspectivas5. As neurociências e a psicanálise: um diálogo possível?6. O autismo infantil: quando a relação objetal fracassa7. Como o método da observação direta do bebê pode contribuir para o avanço da pesquisa em psicanálise?Parte II8. O que o brincar do bebê nos conta sobre seu processo de adaptação ao mundo?9. O brincar da criança como vetor de comunicação de seu processo de maturação psíquica10. A dupla função simbolizante do brincar e sua contribuição na detecção de sinais de autismo em bebês de riscoReferências



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.