Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Do pensamento clínico ao paradigma contemporâneo
diálogos



Psicanálise, Psicanalistas, Diálogos na psicanálise, Pensamento clínico


Sinopse

Cristalizado aqui na forma de seis entrevistas, conduzidas entre 1991 e 2011, o diálogo contínuo entre André Green e Fernando Urribarri revisita e interroga a totalidade da obra greeniana. Como responder à crise da psicanálise? Como fazer frente aos desafios colocados por um campo clínico que se estende para além da neurose? De que forma os aportes de Lacan, Winnicott ou Bion vêm renovar o edifício freudiano? Como articular o intrapsíquico e o intersubjetivo? Como a teoria geral da representação cunhada por Green elucida os fracassos da simbolização? Como repensar o enquadramento analítico e suas variações, notadamente a partir da noção de enquadramento interno do analista? Do afeto ao pensamento clínico, passando pela loucura privada e pelo trabalho do negativo, acompanhamos passo a passo a gênese e o desfraldamento das ideias capitais daquele que se esforçou para construir, depois de Freud e com Freud, um novo modelo teórico e clínico, suscetível de responder aos desafios da psicanálise contemporânea.

Metadado adicionado por Blucher em 18/03/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/03/2019
Última alteração: 06/12/2023
Última alteração de preço: 05/01/2023

Autores e Biografia

Green, André (Autor), Urribarri, Fernando (Autor)

Sumário

Um discurso sempre vivo Cláudio L. Eizirik Diário de bordo da pesquisa contemporânea Fernando Urribarri 1. 1991. Do sujeito da pulsão ao sujeito brincante O novo campo clínico, nos limites da analisabilidade 2. 1996. Depois de Freud, com Freud Renovar os fundamentos da metapsicologia 3. 2001. O pensamento clínico Renovar os fundamentos da técnica 4. 2009. A revolução silenciosa O que é o contemporâneo em psicanálise? 5. 2009. Carregar a morte em si A mãe morta e as questões da destrutividade 6. 2011. A psicanálise contemporânea, a caminho 1960-2011: rumo a um novo paradigma Anexo I - 1999 Carta aberta de André Green à revista Zona Erógena Anexo II - 2012 O legado de André Green: rememorar, elaborar, assumir Bibliografia Índice onomástico Índice de conceitos



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.