Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Heranças invisíveis do abandono afetivo
um estudo psicanalítico sobre as dimensões da experiência traumática



Psicologia, distúrbios afetivos, trauma psíquico, desamparo


Sinopse

Este livro vai ao cerne de uma das questões mais importantes entre as que emergem atualmente na prática da psicanálise, e do que, consequentemente, mobiliza nossos mais fecundos pensadores: o que se passa com certos pacientes difíceis, pessoas que se mostram vivazes e interessantes, mas que carregam um sofrimento mortal em suas almas, cicatrizes mal fechadas de experiências traumáticas de abuso e de abandono afetivo? Indivíduos que se mostram quase intratáveis, de difícil acesso, refratários aos esforços terapêuticos de compreensão e transformação, mas, paradoxalmente, sempre dispostos a nos entreter e distrair. Como compreendê-los em termos metapsicológicos e psicopatológicos? Como empreender esses tratamentos? Que perspectivas clínicas eles nos abrem e requerem, seja na instalação dos enquadres, seja nas técnicas, manejos e interpretações?

Luís Cláudio Figueiredo

Metadado adicionado por Blucher em 21/06/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/06/2017
Última alteração: 05/01/2023
Última alteração de preço: 05/01/2023

Autores e Biografia

Schor, Daniel (Autor)

Sumário

Agradecimentos
Prefácio: a clínica psicanalítica viva e a pesquisa acadêmica
Introdução
1. Bernardo e a esperança de “se juntar”
2. O efeito “des-historicizante” do trauma: o sujeito fora do tempo
3. João, o herói abandonado
4. O efeito autoalienante do trauma: o sujeito fora de si
5. Ian, o sujinho sedutor
6. O efeito autointoxicante do trauma: o “Eu ruim”
7. Perspectivas para o trabalho com pacientes traumatizados: as condições do processo de simbolização
Epílogo
Referências



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.