Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Auto da compadecida



cachorro bento, literatura pernambucana, mulher infiel, infidelidade, padre cícero, não sei, só sei que foi assim, joão grilo, chicó, Compadecida, Matheus Nachtergaele, auto da compadecida, revolta de princesa, literatura nordestina, iluminogravuras, histórias populares do Nordeste, benzer o cachorro, Cangaceiro, movimento armorial, Demônio, juízo final, ilumiara, livro que virou filme, severino, Severino do Aracaju, Padre João, Caetana, peça teatral, Mulher do Padeiro, Padeiro, intercessão de Nossa Senhora, cangaço, auto da compadecida 2, coronelismo, filme auto da compadecida, compadecida, Major Antônio Moraes, guel arraes, literatura brasilera, roteiro teatral, bispo corrupto, gaita mágica, selton melo, suassuna


Sinopse

Auto da Compadecida representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro". Em 2000, inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes. Por muito tempo, a adaptação audiovisual foi a maior bilheteria do cinema brasileiro.

Metadado adicionado por Ediouro em 07/03/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/03/2024
Última alteração: 07/03/2024

Autores e Biografia

Suassuna, Ariano (Autor) , Suassuna, Manuel Dantas (Ilustrador) , Suassuna, Zélia (Ilustrador) , Oscar, Henrique (Prefácio) , Tavares, Bráulio (Posfácio) , Newton Junior, Carlos (Colaborador)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaReligiãoTécnicosTeoria e crítica literária

Fundada em dezembro de 1965 por Carlos Lacerda, a Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro. A editora também se destacou na sua linha de livros para crianças e jovens, que contou logo no início com a curadoria de Ana Maria Machado. A editora tem autores consagrados em seu catálogo, como: Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony, Caio Fernando Abreu, Millôr Fernandes, Evanildo Bechara, Jean-Paul Sartre, Antoine de Saint-Exupéry, Simone de Beauvoir, Sylvia Orthof, Maria Clara Machado, Roger Mello, Ivan Zigg e muitos outros. Um time de peso que contempla diversos públicos em busca de leituras de qualidade. Devido à excelência de um trabalho feito por quem entende de livros e os ama, a Editora Nova Fronteira também se destaca no ensino, cumprindo um papel relevante para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Ao realizar um trabalho exitoso de divulgação escolar, a Nova Fronteira está presente nas escolas com o livro ideal para alunos de todas as idades. Não por acaso a Editora é frequentemente uma das líderes nas adoções governamentais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.