Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Hannah Arendt
o mundo em jogo



Hannah Arendt, Filosofia política, Mundo, Natalidade, Liberdade, Responsabilidade, Totalitarismo, Espaço público, Ação coletiva, Memória, Tradição, Crise, Pensamento crítico, Pluralidade, Exílio, Independência intelectual, Compreensão, Existência, Violência, Desobediência civil


Sinopse

Em Hannah Arendt: O Mundo em Jogo, Fina Birulés conduz o leitor por uma reflexão profunda sobre o pensamento de uma das mais influentes filósofas do século XX. Ao longo das páginas, a autora examina a atualidade e a relevância das ideias de Arendt, explorando dois conceitos centrais em sua obra: mundo e natalidade.
A partir desses eixos, Birulés revisita temas fundamentais da filosofia política arendtiana, como a liberdade, a tradição, o totalitarismo, a responsabilidade e o papel da memória na construção do espaço público. O livro apresenta uma análise cuidadosa das reflexões de Arendt sobre o totalitarismo, sua abordagem do pensamento político e sua concepção da crise como uma oportunidade para novas formas de compreensão.
Longe de uma leitura convencional ou sistemática, esta obra propõe um mergulho nos “experimentos de pensamento” de Arendt, destacando sua independência intelectual e sua busca incessante por compreender o mundo moderno. Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, Hannah Arendt: O Mundo em Jogo é um convite para repensar a política, a ação coletiva e o significado da existência em um mundo em constante transformação.

Metadado adicionado por Editora Manole em 17/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/04/2025
Última alteração: 12/05/2025
Última alteração de preço: 12/05/2025

Autores e Biografia

Birulés, Fina (Autor) - Fina Birulés (Girona,1956) foi professora de Filosofia Contemporânea na Universidade de Barcelona entre 1979 e 2020. Desenvolveu sua pesquisa no âmbito do Seminário de Filosofia e Gênero-ADHUC, que cofundou em 1990. É autora de artigos e ensaios sobre subjetividade, política e memória, teoria feminista e produção filosófica feminina, com especial atenção ao pensamento de Hannah Arendt. Traduziu diversas obras de filosofia contemporânea e coeditou volumes coletivos, como Lectoras de Simon Weil (2013), com Rosa Rius Gatell; Hannah Arendt. Más allá de la filosofia. Escritos sobre cultura, arte y literatura (2014), com À. Lorena Fuster, e Judith Butler (2022), com Doris Leibetseder. Birulés é autora de Una herencia sin testamento: Hannah Arendt (2017); Entreactes. Entorn del pensament, la política i el feminisme (2014); Feminisme, una revolució sense model. Feminism, a Revolution without a Model (2018); Hannah Arendt. El orgullo de pensar (2018); L’embolic del gènere. Per què els cossos importen. Gender Trouble: Why Do Bodies Matter? (2019), com Judith Butler e Marta Segarra, e Hannah Arendt: llibertat política i totalitarisme (2019).; Gil, Luis Reyes (Tradutor)

Sumário

Introdução

1. Considerações preliminares a partir de uma entrevista
1.1 Filosofia política: um oxímoro?
1.2 Língua e exílio
1.3 Uma judia alemã
1.4 O desejo de compreender

2. O totalitarismo, um fenômeno sem precedentes
2.1 Elementos que se cristalizaram no totalitarismo
2.2 O acontecimento esclarece seu próprio passado
2.3 Terceiro movimento totalitário e as mudanças de significado da lei
2.4 Isolamento e solidão
2.5 Pensar em campo aberto

3. Em torno do mundo
3.1 Elogio da artificialidade
3.2 Companhias para o pensamento. Lessing e a literatura
3.3 Sócrates, um cidadão reflexivo e um pensador pré-filosófico
3.4 Um passado para o presente

4. A especificidade da política
4.1 Pensar sobre o que fazemos
4.2 Espaço público e liberdade política
4.3 Sobre a pluralidade e a natalidade

5. Crise
5.1 A qualidade da culpa ou Arendt sobre Eichmann
5.2 O lugar da verdade e da mentira no mundo moderno
5.3 A figura do pária e os sem mundo
5.4 Sobre a especificidade da violência humana
5.5 Desobediência civil e responsabilidade

6. Em consideração ao mundo

Notas
Índice remissivo



Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Literatura infantil e infantojuvenil, bem como ficção e não ficção para adultos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.