Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

A biblioteca elementar



Rio de Janeiro, século XVI, século XVII, século XVIII, século XIX, século XX, Prêmio Jabuti, Academia Brasileira de Letras, crime, ficção histórica, mistério, romance policial, cultura carioca, boemia, tráfico de escravizados, racismo, questões sociais, contrabando de ouro, Rio setecentista, ação inquisitorial, novela policial, Gilberto Freyre, Jorge Amado, Ronaldo Vainfas, A primeira história do mundo, O trono da rainha Jinga, A hipótese humana, O senhor do lado esquerdo, Compêndio Mítico, Meu destino é ser onça, Elegbara, A


Sinopse

O romance de um dos mais aclamados autores da literatura brasileira retorna em nova edição. Uma viagem ao Rio setecentista, A biblioteca elementar é parte do Compêndio Mítico do Rio de Janeiro.


 


Um crime ocorre em 1733, na rua do Egito, que viria a se tornar o largo da Carioca. Na calada da noite, uma cigana testemunha quando um homem de casaca, pistola na mão, ameaça outro com capa à espanhola e botas de cano longo. Atracam-se. A arma dispara. O de casaca cai ferido mortalmente. A cigana logo identifica vítima e algoz, mas nada diz — ela também tem muito a esconder. Com paixões e inimizades, medos e rancores, desejos, magias e mortos que voltam como sombras, A biblioteca elementar aposta no suspense para transportar o leitor para o Rio de Janeiro setecentista.


A biblioteca elementar é o terceiro romance do Compêndio Mítico do Rio de Janeiro, série de romances policiais, um para cada século da história carioca, junto com A primeira história do mundo, O trono da rainha Jinga, A hipótese humana e O senhor do lado esquerdo. Utilizando-se com primor da paisagem geográfica do Rio dos séculos XVI ao XX, e unindo mitologia indígena e africana para criar um cenário mítico tipicamente brasileiro, Alberto Mussa comprova nesta série a sua tese de que uma cidade não se define pelo temperamento de seu povo ou pela sua cultura, mas pela história de seus crimes.


“Nosso autor não é aventureiro na história, sua paixão secreta. Sabe o que diz, imaginativo, claro; não diz só o que sabe. É livro de história? Não, é um romance policial. Mas estejam certos, leitores: vão todos se deleitar com a trama e se transportar, viajando no tempo, para o Rio setecentista.” – da orelha de Ronaldo Vainfas

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 21/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/08/2025
Última alteração: 21/08/2025

Autores e Biografia

Mussa, Alberto (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.