Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Convicções em chamas
aforismos e miniensaios poéticos sobre a arte de escrever e o perigo das convicções



aforismos, ensaios, escrita criativa, filosofia, literatura, poesia, titulo


Sinopse

A associação entre vida, morte e experimentação artística é tema recorrente neste livro de Ricardo Rodrigues. Escrever com sangue. A investigação e o perigo conferem vitalidade à literatura. Só a arte do risco nos faz renascer neste looping entre morte e vida que move a escrita. “Precisamos escrever para nos manter vivos, é verdade, mas também para ressuscitarmos muitas e muitas vezes após as incontáveis e perigosas caminhadas nos vales da solidão”, diz Rodrigues logo após definir-se como “artista natimorto, que ousou existir, experimentar e que insiste em praticar uma arte que lhe parece sempre vedada e inalcançável”. O que vem a ser um artista natimorto? Metáfora do fracasso imposto pela arte “vedada e inalcançável”? Prefiro pensar em uma existência geneticamente despossuída da – antiquada, enclausurante – aura do autor. O próprio Ricardo responde: “O autor é um outro e muitos outros. Ele comanda uma alcateia e pode ser um ecossistema e até uma galáxia”.

Uma constelação de autores e autoras aparece ao longo do livro. Todos já mortos, revividos na forma de energia fóssil. O diálogo com eles, suas biografias e ideias, constitui uma espécie de método. Um caminho de pensamento coerente com outra tese que sempre retorna nestes aforismos e miniensaios: a experimentação artística é inseparável das demais dimensões da vida. Ou o abismo ou nada.

Felipe Polydoro

Metadado adicionado por Mapa Editorial em 21/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/10/2024
Última alteração: 06/11/2024

Autores e Biografia

Rodrigues, Ricardo (Autor) - Ricardo Rodrigues nasceu em 1978, em Brasília. Filho de artesãos e irmão de aventureiros. É escritor, editor e filósofo. Autor da trilogia Escrivaninha no abismo, da qual Convicções em chamas é o terceiro volume.; Madeira, Luisa (Ilustrador) , Magalhães, Stéffani (Ilustrador) , Firmino, Douglas (Ilustrador) , Pinheiro, João (Ilustrador) , Ornelas, Neuva (Apresentação) , Polydoro, Felipe (Apresentação) , Felice, Fabricio (Revisor) , Ornelas, Neuva (Revisor) , Paiva, Camila (Revisor técnico) , Jonas, TW (Fotografia) , Butruce, Débora (Colaborador) , Leandro, Juliana (Colaborador)

Áreas do selo: Literatura nacional

Tubo é flexível, plástico, moldável. É porta e túnel do tempo, outra dimensão... Um selo editorial criado por artistas para assessorar e publicar outros artistas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.