Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A cultura do tempo e espaço: 1880-1918



História das ideias, Joyce, Cubismo, Teoria da Relatividade, Einstein, Freud


Sinopse

Nesta obra que se tornou referência dos estudos culturais, Stephen Kern parte de uma hipótese simples: as transformações tecnológicas ocorridas entre 1880 e 1918 estabeleceram novas formas de compreender e vivenciar o tempo e o espaço, desencadeando profundas mudanças sociais.


Para comprovar a hipótese, o historiador apresenta em detalhes o nexo entre o surgimento de tecnologias específicas e a ruptura de formas convencionais na arte, na ciência e na filosofia. Kern não se limita a descrever e relacionar os impactos sociais de inovações como o telefone, a eletricidade, a bicicleta, o avião, o raio x, o cinema, os arranha-céus, a hora-padrão. A singularidade da sua interpretação consiste em mostrar a maneira pela qual essas invenções se fizeram presentes na poesia simultânea, no romance de fluxo de consciência, na psicanálise, nas filosofias da vida de Nietzsche e Bergson, no cubismo de Picasso e Braque ou na Teoria da Relatividade de Einstein.


Ao justapor fenômenos culturais e científicos, Kern demonstra então como as mudanças na percepção coletiva de categorias de tempo e espaço possibilitaram a subversão de valores tradicionais. Tal renovação tanto explicaria o declínio acentuado das sociedades aristocráticas no final do século 19, como permitiria interpretar as relações entre a reorganização institucional da ciência, o desenvolvimento das linhas de montagem, as novas configurações urbanas e a guerra de trincheira que viria a seguir.


Publicado originalmente em 1983 pela Harvard University Press, A cultura do tempo e espaço: 1880-1918 é um livro fundamental da história das ideias e dos estudos interdisciplinares. Voltada a um público amplo, oferece um modelo rigoroso para a análise das relações entre arte e tecnologia que, quarenta anos após sua publicação original, permanece cativante e surpreendente. Com tradução de Ana Carolina Mesquita, a edição brasileira conta ainda com texto inédito do autor sobre sua metodologia para escrita do livro.



Metadado adicionado por Quina Editora em 29/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/11/2023
Última alteração: 11/12/2023

Autores e Biografia

Kern, Stephen (Autor), Mesquita, Ana Carolina (Tradutor)

Sumário

Nota sobre a tradução brasileira

Prefácio à edição de 2003

Introdução
1. A natureza do tempo
2. O passado
3. O presente
4. O futuro
5. Velocidade
6. A natureza do espaço
7. Forma
8. Distância
9. Direção
10. A temporalidade da Crise de Julho
11. A guerra cubista

Conclusão

Agradecimentos

Apêndice à edição brasileira

Notas

Índice onomástico



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.