Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sobre-posições
ensaios sobre a insinuação pictórica



ensaios, artes visuais, aquarela, realismo, pintura, filosofia da arte, estética, crítica de arte, realismo pictórico, design, nu artístico, Ivan Mizanzuk


Sinopse

Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica, de Marcos Beccari, arma um jogo entre textos e imagens em que a reflexão teórica e o fazer da pintura se atravessam. Trata-se de sobreposições de matérias e linguagens que levantam questões acerca do visível, da representação, da imagem, do realismo.

Publicado pela primeira vez em 2019, o livro recebe agora, pela Telaranha Edições, uma segunda edição revista e ampliada, com pinturas e textos inéditos, que adensam suas propostas.

“Ao organizar estes textos e imagens, por fim, percebo que todos tentam dar conta de uma tarefa paradoxal. De um lado, a escrita deseja perpetuar um pensamento ainda vivo, mas necessariamente o codificando e o fixando numa ordem qualquer, transformando sua plasticidade em rigidez. De outro, a pintura busca reter uma visada cuja inscrição será sempre frágil e efêmera (sobretudo pela aquarela), registrando, não por muito tempo, o vulto de um olhar ausente. A presença viva dos exercícios filosóficos, dos esboços de memória, das leituras sempre retomadas etc. possibilita e cede lugar à fixação pela escrita/pintura. Eis a tarefa: expressar a fragilidade de tudo o que se vê, no esforço mesmo de ver, pensar e dizer.” (Marcos Beccari)

Metadado adicionado por Telaranha em 14/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/05/2024
Última alteração: 14/05/2024

Autores e Biografia

Beccari, Marcos (Autor) - Marcos Beccari. Filósofo e artista. Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atua como professor do curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Através do Instagram (@marcosbeccari), suas pinturas em aquarela ganharam notoriedade mundial, além de reconhecimento crescente de associações, marcas e revistas especializadas em pintura nos Estados Unidos e na Europa. Como acadêmico, dedica-se aos estudos do discurso e da visualidade. Publicou quatro livros como único autor e mantém uma produção constante nas áreas de Arte, Filosofia e Design.; Tanaka, Bárbara (Editor) , Pereira, Guilherme Conde Moura (Editor) , Dias, Gustavot (Apresentação) , Almeida, Rogério de (Prefácio) , Portugal, Daniel B. (Posfácio) , Tanaka, Bárbara (Projeto gráfico) , Pereira, Guilherme Conde Moura (Projeto gráfico) , Beccari, Marcos (Projeto gráfico) , Tanaka, Bárbara (Revisor) , Pereira, Guilherme Conde Moura (Revisor)

Sumário

11 APRESENTAÇÃO / Gustavot Diaz
17 PREFÁCIO / Rogério de Almeida

PREÂMBULO(S)
25 Duas perguntas em aberto
29 Uma questão de disciplina?
37 Representações

DAS IMPRES(CI)SÕES
53 O cachimbo pintado na tela é, sim, um cachimbo
67 Não se pergunta o que “quer dizer” uma pintura
81 Vermeer refletido no espelho de Proust
93 Impressões à beira de um mesmo rio

TERMOS (CON)SENTIDOS
111 A encenação é uma mentira verdadeira
131 Esclarecimentos gerais a respeito da técnica de criar um truque
/ Assionara Souza
137 Ela não está mais ali, ela está em todo lugar
149 Deixar rastros — ou como desistir de explicar para dizer com clareza

POSIÇÕES (IM)PRÓPRIAS
177 Paisagens submersas
209 Há algo de inautêntico em cada original

IN(CON)CLUSÕES
239 A sutileza do aguadeiro
249 Da eloquência do mesmo
265 Panta rei — sobre a ausência de método

271 NOTAS

279 POSFÁCIO / Daniel B. Portugal

283 AGRADECIMENTOS
285 SOBRE O AUTOR



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.