Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Dois sherpas



Sherpas, Himalaia, Monte Everest, literatura argentina


Sinopse

Se um homem tenta, contra todo senso comum e todo mandato biológico, escalar uma montanha de oito mil oitocentos e quarenta e oito metros, qual seria a norma? Sobreviver, morrer? Seria preciso perguntar ao inglês, que leva consigo seus mapas, agora caídos junto ao corpo imóvel, sobre uma rocha, a cabeça apontando para o Oeste, as pernas em ângulo ayurvédico.

Um turista inglês cai durante uma escalada no Monte Everest. Enquanto decidem o que fazer diante dessa queda, os dois guias, que conhecemos apenas como “sherpa velho” e “sherpa jovem”, são forçados a encarar o abismo. E quando olhamos longamente para o abismo, o abismo olha de volta para dentro de nós. O que diz o abismo?
A partir desse mote, Dois Sherpas, do argentino Sebastián Martínez Daniell, mescla influências que vão de Samuel Beckett a tiras cômicas e tratados de geologia, passando por uma notável galeria de personagens históricos que inclui figuras como George Mallory, Lady Houston, John Hunt, Tenzing Norgay e Edmund Hillary.
Com estrutura fragmentária e capítulos que parecem pequenas vinhetas ou flashes de memórias, a narrativa vai percorrendo eventos marcantes da vida dos dois sherpas: um encontro em uma praia perdida no tempo e no espaço, uma apresentação escolar da peça Júlio César, de Shakespeare, um acidente com um Caterpilar, uma viagem de carro a Namche. Paralelamente, Daniell nos conduz por fragmentos da história da origem do povo sherpa, do colonialismo e da exploração, em uma brilhante excursão pelas paisagens e pela simbologia das montanhas do Himalaia.

“Uma jornada criativa e profundamente inteligente através de experiências pessoais no que resta do imperialismo.” — Kirkus Review
“Um dos livros mais originais e interessantes publicados na Argentina nos últimos tempos.”Clarín
“Contra qualquer tendência hegemônica de autoficção, “Dois Sherpas” se vale da invenção, da opulência inventiva, para obter resultados comoventes.”Roque Larraquy

Metadado adicionado por PONTOEDITA em 22/08/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2023
Última alteração: 14/03/2024
Última alteração de preço: 22/01/2024

Autores e Biografia

Daniell, Sebastián Martínez (Autor) - Sebastián Martínez Daniell (Buenos Aires, 1971) é autor de quatro romances: Semana (2004), Precipitaciones aisladas (2010), Dos sherpas (2018) e Desintegración en una caja (2023). Seus textos já foram publicados nas antologias Buenos Aires / Escala 1:1 (2007), Uno a Uno (2008), Hablar de mi (2010) e Golpes, relatos y memorias de la dictadura (2016). É um dos fundadores da editora independente argentina Entropía e professor de escrita criativa na Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires. Dois sherpas, lançamento da PONTOEDITA, é seu primeiro livro publicado no Brasil.; Tamboni, Mauricio (Tradutor) , Protásio, Luís Fernando (Projeto gráfico)

Áreas do selo: ArtesLiteratura estrangeira

Editora independente dedicada à publicação de traduções criteriosas novas ou inéditas de prosa clássica e contemporânea — novelas, contos, diários, crônicas e ensaios que desafiam perspectivas, reinventam linguagens e ampliam o horizonte da literatura. Olhe de novo. Leia de novo. Pense de novo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.