Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

As ilhas desconhecidas
Notas e paisagens



raul brandão, pontoedita, açores, literatura de viagem, afonso cruz, literatura clássica, as ilhas desconhecidas, vasco rosa, pedro monfort, ficção literária, livro de viagens, impressionismo, literatura portuguesa


Sinopse

Neste admirável livro de viagens, Raul Brandão transforma a impressionante geografia das ilhas dos Açores numa surpreendente e assombrosa geografia metafísica.

"A sua visão da luz e da cor dos Açores é uma coisa inexcedível."
— Vitorino Nemésio, poeta e escritor

"A alternância entre o esplendor da luz e o abismo negro da dor faz de Raul Brandão um escritor de hoje e de sempre."
— Maria João Reynaud, crítica literária

“As Ilhas Desconhecidas são o melhor livro que até agora um forasteiro escreveu sobre os Açores. Os outros terão olhos; este, tem olhos e alma.”
— Pedro da Silveira, poeta e crítico literário

“É um magnífico livro de viagens, mas é muito mais que isso: faz da geografia das ilhas portuguesas uma geografia metafísica, tremenda e maravilhosa. Um reino deste mundo e de outros mundos.”
— Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico literário


No verão de 1924, Raul Brandão fez uma viagem aos Açores e à Madeira. Fascinado pelas paisagens das ilhas e seduzido por seus habitantes, começou a tomar notas de sua experiência ainda a bordo do navio. Dessa jornada, das suas vivências e de tais anotações é que surge o livro As Ilhas Desconhecidas — Notas e Paisagens.
Espécie de diário impressionista das paisagens insulares, o relato captura de forma elegante tanto a beleza natural da geografia e a cultura e o imaginário dos lugares e das pessoas, como também o lado mais sombrio dos ciclones e da caça às baleias.
Foi precisamente neste livro, considerado um dos mais belos da literatura de viagem escrita em língua portuguesa e uma das mais importantes homenagens ao arquipélago açoriano, que o autor forjou, tal qual um pintor impressionista que usa magistralmente luz, cores e texturas, a paleta cromática pela qual cada uma das ilhas ficaria para sempre conhecida.
A edição da PONTOEDITA — a primeira deste livro no Brasil — conta com apresentação do escritor e crítico português Vasco Medeiros Rosa e revisão técnica e posfácio da professora e pesquisadora brasileira Mágna Tânia Secchi Pierini, ambos especialistas na obra brandoniana.

Sobre o autor
Raul Brandão nasceu em 12 de março de 1867 na Foz do Douro, Porto, e morreu em 5 de dezembro de 1930, aos 63 anos. Foi autor de uma influente obra literária e jornalística, um retratista da realidade dura das pessoas simples. Sua escrita predominantemente poética por vezes converte-se em uma objetiva e evidencia seu humanismo e seu pendor para uma sociedade justa.

Metadado adicionado por PONTOEDITA em 26/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/02/2024
Última alteração: 08/11/2024
Última alteração de preço: 31/07/2024

Autores e Biografia

Brandão, Raul (Autor) - Raul Brandão nasceu em 12 de março de 1867 na Foz do Douro, Porto, e morreu em 5 de dezembro de 1930, aos 63 anos. Foi autor de uma influente obra literária e jornalística, um retratista da realidade dura das pessoas simples. Sua escrita predominantemente poética por vezes converte-se em uma objetiva e evidencia seu humanismo e seu pendor para uma sociedade justa. ; Tamboni, Mauricio (Editor) , Rosa, Vasco (Prefácio) , Pierini, Mágna Tânia Secchi (Posfácio) , Protásio, Luís Fernando (Projeto gráfico)

Áreas do selo: ArtesLiteratura estrangeira

Editora independente dedicada à publicação de traduções criteriosas novas ou inéditas de prosa clássica e contemporânea — novelas, contos, diários, crônicas e ensaios que desafiam perspectivas, reinventam linguagens e ampliam o horizonte da literatura. Olhe de novo. Leia de novo. Pense de novo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.