Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Autocracia made in USA



Análise Política, Autocracia, autoritarismo, crise democrática, democracia, direitos humanos, Estados Unidos, Fascismo, feminismo, Gisele Agnelli, política internacional, Trump, Ultraconservadorismo


Sinopse

“Eis o livro de Gisele Agnelli, intitulado Autocracia made in USA, feito ao calor da hora por uma pesquisadora brasileira que mora faz alguns anos nos Estados Unidos. O texto combina duas características geralmente pouco interligadas. De um lado, uma escrita tensa feita por quem está aflita pelo conjunto enorme de retrocessos num período tão curto de tempo – Trump nem completou um ano de mandato, contudo parece governar como naquelas ditaduras eternas que causam cem anos de solidão aos defensores da democracia. (…) Há uma segunda característica que lhe dá maior vigor: Gisele recheou de dados e análises, suas ou de outros especialistas, o conjunto de sua obra. O trabalho é bastante reflexivo e traz importantes contribuições ao debate, seja de sua lavra, seja de analistas que estão tentando decifrar o monstro do governo trompista.”

Do prefácio de Fernando Luiz Abrucio

***

“Numa Alemanha arruinada pela Segunda Guerra Mundial, filósofos retornaram ao país e iniciaram uma autopsia moral do que tinha ocorrido. Uma das conclusões foi de que o Terceiro Reich tinha anulado a verdade objetiva, substituído fatos por ideologia. Ele havia atacado o próprio cerne da distinção entre o verdadeiro e o falso.

Quando a esfera pública é tomada por desinformação, quando a comunicação se torna apenas uma arma de manipulação e quando um governo decide deliberadamente minar o significado dos fatos, o tecido social e a democracia são abaladas.

Quase cem anos depois, estamos uma vez mais diante de um fenômeno do desmonte do Estado de direito e das próprias instituições que davam sustento à democracia. Desta vez, nos EUA de Donald Trump.

Neste poderoso livro, a cientista política Gisele Agnelli recupera os fatos. A partir de dados e de pesquisa, ela traça um contundente diagnóstico de uma sociedade americana numa encruzilhada. Com entrevistas, ela expõe de forma brilhante as estratégias do movimento ultraconservador para fundar uma nova estrutura de poder.

Uma autópsia escrita enquanto o corpo de uma nação era asfixiado. E um alerta de que a democracia é uma construção diária.”

JAMIL CHADE

“Profético, afiado, cirúrgico, o aterrorizante convite à reflexão feito aqui por Gisele Agnelli revela o possível fim do império americano, “a maior democracia do mundo”, e ameaça os regimes democráticos pelo planeta afora, o Brasil incluído, desde que um estuprador misógino e racista voltou, pelo voto, ao poder nos Estados Unidos.”

JUCA KFOURI

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 09/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/12/2025
Última alteração: 09/12/2025

Autores e Biografia

Agnelli, Gisele (Autor) - Gisele Agnelli é socióloga formada pela PUC-SP, especialista em Análises Políticas. Mãe, feminista e progressista, escreve de dentro do furacão político que conecta Brasília a Washington. Colunista do Congresso em Foco e comentarista da CBN São Paulo, analisa as engrenagens do poder, o avanço do autoritarismo e as fissuras da democracia com ironia e precisão. Alumni do programa Hoosier Women Forward, nos Estados Unidos, é fundadora do movimento #VoteNelas e do Book Club Brasileiras na Flórida. Gisele traduz a brutalidade da política contemporânea em reflexão crítica e esperança teimosa — uma combinação rara em tempos de cinismo.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.