Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Cartas Constança Guimarães
1871 - 1888



Cartas, Ouro Preto, Tuberculose, história


Sinopse

“A visita aos arquivos, sejam eles históricos ou literários, reserva surpresas a todo pesquisador, que talvez se depare com algum documento que não previa encontrar. O acaso da descoberta é uma das sensações mais inusitadas a serem cultivadas durante o trabalho arquivístico, pela quebra da perspectiva inicial, cedendo lugar ao exercício da criatividade, uma vez que a nova rota convida para a abertura de outros horizontes.

As cartas de Constança Guimarães para as primas, encontradas por acaso no Arquivo Mineiro pela historiadora e pesquisadora Eliane Marta Lopes, são a prova dessa aventura do acaso, do encontro com o fértil período intelectual das Minas Gerais. Narrado em tom coloquial e sob o olhar de jovens que viviam ao mesmo tempo a efusiva e sofrida experiência do cotidiano, o documento que temos em mãos é de extrema relevância não só pelo ineditismo, mas pelo valor histórico dos relatos. A pesquisa abrange tanto a relação de Constança com seus familiares quanto uma série de referências sobre a “peste branca”, a tuberculose, por meio do minucioso registro da doença que acometia grande número de pessoas, entre elas as mulheres dessa época. Aos leitores, o convite a usufruir e a se compadecer dessas vidas entregues a um destino cruel.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Quixote em 18/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2025
Última alteração: 21/08/2025
Última alteração de preço: 18/08/2025

Autores e Biografia

Guimarães, Constança (Autor) - Constança da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto no dia 11 de novembro de 1871 e morreu em 29 de dezembro de 1888, também em Ouro Preto, vítima da tuberculose. Era filha do escritor Bernardo Guimarães e de Teresa Maria Gomes Lima (Guimarães), que geraram seis filhos e duas filhas, Isabel e Constança. Seu prenome era como uma herança de família: sua avó paterna chamava-se Constança Beatriz e várias primas tinham o mesmo nome.; Lopes, Eliane Marta Teixeira (Organizador) - Nasci em 1946. Fui testemunha de grandes tragédias políticas e expressivas conquistas das mulheres. Devo ao povo brasileiro quase todo o percurso da minha formação e procurei retribuir como professora de história da educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Além de artigos e livros acadêmicos, escrevi Santo Antônio (Conceito Editorial, vol. 27 da coleção BH. A cidade de cada um); Richard Wagner e Tannhauser em Paris (Editora Autêntica) e, com Sylvia Vartuli, Querido Alguém (edição das autoras).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.