Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sonata patética



Sonata patética; Menalton Braff; romance brasileiro; traição; relações familiares; imperadores romanos; Marco Aurélio; Augusto; imperador; Beethoven


Sinopse

O tema da traição amorosa (ou a suspeita de) é antigo: desde Otelo, de Shakespeare a Dom Casmurro, do nosso Machado, ele permeia a literatura e encanta os leitores. Por quê? Porque somos humanos, e o tema é universal.

Neste Sonata patética, novo romance do premiado Menalton Braff, o tema é revisitado pelo autor gaúcho, que constrói uma narrativa instigante, ágil, com capítulos curtos em que três vozes se alternam – os irmãos Marco Aurélio, Júlia e Augusto.

Marco Aurélio, o irmão mais velho, é médico. Sujeito ponderado, cumpridor dos deveres familiares e profissionais. Júlia, a irmã do meio, é dentista que cuida apenas de dentes infantis para dirimir sua maternidade frustrada. O caçula Augusto, seguindo os passos do patriarca, torna-se advogado brilhante, invejado pelos irmãos por ser o preferido dos genitores.

Os três conduzem a narrativa, cujo tempo alinear vai tecendo, aos poucos, seus diferentes caminhos e já prenuncia a chegada de uma tempestade que abala os alicerces das relações familiares.

O “pomo da discórdia” responde pelo nome de Olívia – mulher bonita e sedutora – que, sorrateiramente, entranha-se nas vidas de Marco Aurélio e Augusto, entornando um caldo de desejo, amor, traição e ódio.

Urdido em linguagem impecável, Sonata patética comprova a ideia de que o mais relevante num romance é seu discurso, o modo como o autor maneja as palavras a fim de criar a história. Esta história, cujo desfecho é surpreendente.

Metadado adicionado por A Degustadora de Histórias Livraria e Editora em 05/03/2025

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/03/2025
Última alteração: 05/03/2025

Autores e Biografia

Braff, Menalton (Autor) - Radicado no estado de São Paulo desde 1965, o gaúcho Menalton Braff nos apresenta seu 32º título, Sonata Patética. Há mais de 30 anos morando na região de Ribeirão Preto, aprofunda raízes publicando seu romance pela Editora Ópio Literário. Em sua carreira literária de mais de 40 anos, foi finalista de uma dezena de prêmios e conquistou o Jabuti – livro do ano, em 2000, e o Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional em 2020. Atualmente tem seu tempo tomado exclusivamente por escrita e leitura literárias.; Mota, Elaine Christina (Posfácio) - Elaine Christina Mota é mestra em literatura comparada pela Universidade Estadual Paulista e professora no Centro Universitário Barão de Mauá e na rede municipal de Ribeirão Preto. É também tradutora.

Sumário

Romance
Partitura da Sonata patética, de Beethoven
QR Code para ouvir a Sonata patética



Áreas do selo: Literatura nacional

O selo Ópio literário foi criado para a publicação de literatura brasileira contemporânea.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.